OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,016 Arapiraca, AL 29ºC Tempo nublado
Notícias
09/08/2022 08:46
Mundo

Nagasaki: Prefeito alerta para ameaça no aniversário de ataque da bomba atômica

Bombardeio, que deixou 74 mil mortos, completa 77 anos. Armas nucleares são ameaça 'tangível e atual', diz líder local
/ Foto: Getty Images via BBC
Francepress

As armas nucleares apresentam uma "crise tangível e atual" após a invasão da Ucrânia, advertiu nesta terça-feira (9) o prefeito de Nagasaki, ao recordar o 77º aniversário do ataque com bomba atômica que destruiu a cidade japonesa.

"O uso de armas nucleares não é um medo infundado, e sim uma crise tangível presente", declarou o prefeito Tomihisa Taue ao advertir que podem ser utilizadas por uma decisão ruim, uma falha ou ataques terroristas.

Em 9 de agosto de 1945, Nagasaki virou um inferno que deixou 74.000 mortos ao receber o impacto de uma bomba atômica três dias após o ataque contra Hiroshima.

Os dois ataques americanos levaram ao fim da Segunda Guerra Mundial. Até hoje o Japão é o único país que foi atacado por armas nucleares.

Mas Taue alertou nesta terça-feira que o país pode não ser o último.

"Em janeiro deste ano, os líderes dos Estrados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China divulgaram uma declaração conjunta afirmando que 'uma guerra nuclear não pode ser vencida e nunca deve ser travada'", recordou.

"Porém, um mês depois a Rússia invadiu a Ucrânia. O uso de armas nucleares foi ameaçado, o que provocou calafrios em todo o mundo", acrescentou.

Homenagens

Sobreviventes e autoridades estrangeiras se uniram a centenas de pessoas para uma oração silenciosa às 11h02 (23h02 no horário de Brasília), horário em que a bomba foi lançada contra a cidade portuária.

Sinos tocaram e pombas foram soltas durante a cerimônia no Parque da Paz de Nagasaki, onde água purificada foi oferecida em um ritual que homenageia as vítimas que morreram vítimas de queimaduras e outros ferimentos.

Em vez de travar guerras, a humanidade deveria organizar "uma cultura de paz que promova a confiança, o respeito aos outros e que busque soluções por meio do diálogo", disse Taue.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, também fez um alerta sobre o perigo do desastre nuclear ao recordar no sábado o aniversário do ataque a Hiroshima, que deixou quase 140.000 mortos.

Ele advertiu que "a humanidade está brincando com uma pistola carregada" diante da proliferação de crises com potencial para provocar um desastre nuclear.


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Mundo