OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,147 Arapiraca, AL 22ºC Tempo nublado
Notícias
06/05/2022 11:22
Mundo

Policial estupra adolescente que foi à delegacia denunciar estupro coletivo

Incidente é o mais recente de uma série de crimes de violência sexual contra mulheres na ìndia
Mulheres protestam contra cultura de agressão sexual na Índia / Foto: Reuters

 Uma adolescente de 13 anos que foi supostamente estuprada por quatro homens na Índia, foi estuprada novamente por um policial depois que ela tentou pedir sua ajuda para relatar o ataque inicial.

As autoridades de Uttar Pradesh confirmaram na quarta-feira (4) que um policial foi preso em conexão com o suposto incidente, que causou indignação na Índia, com muitos acusando a polícia de ajudar a perpetuar uma cultura sistêmica de violência sexual.

Priyanka Gandhi Vadra, uma política sênior do partido de oposição da Índia no Congresso, escreveu nas redes sociais: “Se as delegacias de polícia não são seguras para as mulheres, então onde elas vão reclamar?”.

Uma investigação sobre o suposto incidente em uma delegacia de polícia no estado de Lalitpur está em andamento. Após sua prisão, o policial disse a repórteres que era inocente e pediu uma investigação independente.

Todos os agentes em serviço no momento do suposto incidente foram repreendidos e medidas serão tomadas contra eles se forem considerados culpados de qualquer crime, segundo a polícia.

Separadamente, quatro homens foram presos por supostamente sequestrar e estuprar a menor em abril, segundo a polícia. Eles teriam levado a adolescente para o estado vizinho de Madhya Pradesh, onde ela foi estuprada e mantida por quatro dias, disse a polícia. Uma mulher também foi presa em conexão com o suposto incidente.

Eles também foram acusados ??de violar as leis da Índia para proteger castas minoritárias, disse a polícia. Os cinco não foram formalmente acusados.

A adolescente pertencia à comunidade Dalit da Índia, disse o superintendente adicional da polícia de Lalitpur, Girijesh Kumar, à CNN na quinta-feira. O policial acusado também era um dalit, disse Kumar.

O suposto incidente é o mais recente de uma série de crimes contra mulheres e grupos minoritários em toda a Índia, sintetizando o que os críticos alegam ser um misoginia internalizada generalizada apoiada em valores patriarcais.

De acordo com os dados mais recentes da Índia, mais de 28.000 casos de suposta agressão sexual contra menores foram relatados em 2020. Mas os ativistas acreditam que o número real é muito maior, pois o estupro é muitas vezes subnotificado.

Em um comunicado, a Comissão Nacional de Direitos Humanos da Índia (NHRC) descreveu o suposto incidente deste mês como uma “violação de direitos humanos”.

Violência contra mulheres e meninas

O sistema de castas de 2.000 anos da Índia categoriza os hindus no nascimento, definindo seu status na sociedade, quais trabalhos podem fazer e com quem podem se casar.

Foi oficialmente abolido em 1950, mas a hierarquia social ainda existe em muitas partes da nação de maioria hindu.

Os dalits representam cerca de 201 milhões da população de 1,3 bilhão da Índia, segundo dados do governo. Eles foram chamados de “intocáveis” no passado mas hoje continuam a sofrer discriminação desenfreada, violência sexual e agressão.

Uma série de crimes violentos e ataques sexuais contra mulheres e meninas dalits causaram indignação nos últimos anos.

Em agosto do ano passado, quatro homens, incluindo um padre hindu, foram acusados ??de estupro e assassinato de uma menina dalit de 9 anos na capital indiana de Nova Delhi.

O incidente ocorreu após o estupro coletivo e a morte de uma mulher dalit de 19 anos em Uttar Pradesh em setembro de 2020. Apenas um mês antes, outra menina Dalit de 13 anos foi estuprada e assassinada no estado.

Em 2019, duas crianças Dalit foram supostamente espancadas até a morte depois de defecar ao ar livre. E em 2018, uma menina de 13 anos de uma casta inferior foi decapitada no estado de Tamil Nadu, no sul, supostamente por um agressor de uma casta superior.

Ativistas e políticos da oposição dizem que os crimes refletem uma atmosfera de ódio, alimentada em parte pelo aumento do nacionalismo hindu radical.

De acordo com um relatório de 2020 da organização não governamental Equality Now, a violência sexual é usada por castas dominantes para oprimir mulheres e meninas Dalit.

Uma investigação da ONG descobriu que mulheres e meninas Dalit no estado de Haryana, no norte do país, muitas vezes têm acesso negado à justiça em casos de violência sexual devido à “cultura predominante de impunidade, principalmente quando os perpetradores são de uma casta dominante”.

A organização pediu ao governo que garanta maior responsabilidade policial e aplicação efetiva da lei para proteger as minorias baseadas em castas.

Em março de 2020, o então membro do Ministério do Interior, G. Kishan Reddy, disse em resposta ao parlamento que o governo estava “comprometido em garantir a proteção” das castas marginalizadas. Ele acrescentou que as leis foram alteradas em 2015 para fortalecer as medidas preventivas e punitivas para crimes contra Dalits.

Fonte: CNN BRASIL 


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Mundo
KTO
KTO