OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,147 Arapiraca, AL 23ºC Tempo nublado
Notícias
18/11/2020 12:00
Mundo

República Democrática do Congo declara fim do 11º surto de ebola

O surto infectou 130 pessoas e deixou 55 mortos desde 1º de junho, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Agentes de saúde são vistos dentro de área reservada em centro de tratamento de ebola em Butembo, na República Democrática do Congo, em foto de 9 de março de 2019 / Foto: John Wessels/AFP

 O Ministério da Saúde da República Democrática do Congo, na África Central, declarou nesta quarta-feira (18) o fim do surto de ebola que infectou 130 pessoas e matou 55 no país. Os primeiros casos haviam sido detectados em junho.

O surto atingiu a província de Équateur, no oeste do país, "em comunidades espalhadas por densas florestas tropicais" e em "áreas urbanas lotadas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Congo sofreu 11 surtos de ebola desde que o vírus foi descoberto perto do rio Ebola em 1976, mais do que o dobro de qualquer outro país.

O ministro da Saúde, Eteni Longondo, atribuiu o sucesso da resposta à pronta disponibilidade de vacinas e tratamentos, bem como aos esforços para mover os centros de tratamento para mais perto das comunidades locais.

Segundo a OMS, mais de 40 mil pessoas foram vacinadas em comunidades espalhadas por florestas tropicais que muitas vezes não tinham eletricidade. Os médicos usaram um armazenamento de cadeia de frio para manter a vacina em temperaturas tão baixas quanto -80ºC.

“A tecnologia usada para manter a vacina do ebola em temperaturas superfrias será útil ao trazer uma vacina contra a Covid-19 para a África", disse Matshidiso Moeti, diretor regional da OMS para a África.

"O fim deste surto serve como um lembrete de que os governos e parceiros devem continuar a concentrar a atenção em outras emergências, mesmo que a luta contra a Covid-19 persista", alertou a OMS.

Fonte: G1


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Mundo