OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,246 Arapiraca, AL 27ºC Chuva
Notícias
13/10/2020 10:13
Oportunidades

Projeto incentiva a criação de dramaturgias a partir da realidade brasileira

As inscrições serão abertas no dia 19 de outubro
A iniciativa é liderada pelos cariocas Diogo Liberano e Cecilia Ripoll / Foto: Thaís Grechi/Divulgação

 Na busca por encontros e trocas com autores de outras partes do Brasil, os dramaturgos cariocas Cecilia Ripoll e Diogo Liberano lançaram o projeto Brasis por Escrever, uma iniciativa gratuita que visa selecionar textos teatrais relacionados ao panorama atual do Brasil. As inscrições serão abertas no dia 19 de outubro. Serão selecionadas seis pessoas das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sul. O projeto não oferecerá vagas para pessoas nascidas e residentes na Região Sudeste do Brasil, tendo em vista ser a região de origem dos criadores do projeto. O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.p-l-a-t-o.com e os selecionados serão divulgados no dia 9 de dezembro.

A ação integra o Platô – Pesquisa e Produção e será desenvolvida em encontros virtuais por seis meses, nos quais serão orientadas na criação de dramaturgias originais. A cada semana, será realizado um encontro com duração de três horas por meio da plataforma Zoom. O primeiro encontro será no dia 16 de dezembro de 2020, retomando as atividades em janeiro e seguindo até junho de 2021, com um encontro por semana, totalizando 24 encontros. No total, serão mais de 70 horas de trabalho em grupo, fora conversas e encontros entre cada participante e os orientadores.

Dando ênfase à escrita de dramaturgias que, de modos diversos, possam abordar algum aspecto da realidade brasileira, o projeto prevê estudos relativos não apenas às inúmeras questões do Brasil contemporâneo como também às experimentações cênicas e dramatúrgicas feitas hoje em dia. "O Brasis que dá título ao projeto sinaliza a nossa busca por narrativas plurais propostas por pessoas diversas e de regiões outras do país que não apenas a Sudeste.” Para além de um grupo de estudos, o Brasis por Escrever deseja ser um laboratório intensivo voltado à pesquisa e à produção de dramaturgias”, explica Diogo Liberano.

De acordo com Cecilia Ripoll, o Brasis por Escrever busca realizar uma investigação mais abrangente, destinando-se as regiões do Brasil. "Queremos focar nas regiões diferentes da nossa para ampliar o diálogo e a troca a partir de olhares diferentes sobre o nosso país”, explica. O processo seletivo será feito a partir da avaliação das fichas de inscrição, um texto de no máximo duas páginas e a respectiva documentação solicitada.

Fonte: Diário de Pernambuco


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Oportunidades