OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,165 Arapiraca, AL 32ºC Parcialmente nublado
Notícias
10/07/2020 12:20
Saúde

"Olhar que Salva” conforta pacientes e familiares em Hospital de Campanha

Projeto já contemplou mais de 20 famílias de pacientes internados na unidade que está localizada no bairro Jaraguá, em Maceió
Rose Santos esteve no Hospital de Campanha do Jaraguá, em Maceió, e pode ver o marido Elenildo / Foto: Cortesia/Agência Alagoas
Redação com Agência Alagoas

É através de uma janela que pacientes com Covid-19 e familiares estão podendo se comunicar e matar a saudade. Isso está sendo possível graças ao projeto “Olhar que Salva”, implantado no Hospital de Campanha Dr. Celso Tavares, localizado no estacionamento do Centro de Convenções, no bairro Jaraguá, em Maceió.

Para os familiares, a iniciativa é muito mais que um encontro, é um momento em que a angústia e o desespero dão lugar à esperança e à certeza de que o paciente está se recuperando e que, em breve, voltará ao convívio no lar. Assim destacou Rose dos Santos, esposa de Elenildo de Souza Santos, 45 anos, que esteve internado na unidade hospitalar.

Nos primeiros dias em que o esposo esteve internado, Rose Santos informou que recebia notícia da equipe médica por telefone e, no sexto dia de internação, teve a surpresa de que poderia ver o marido através de uma janela. Para o tão esperado encontro, mesmo sem contato físico, fez questão de levar a filha e a sogra.

“Foi a melhor sensação que eu tive na minha vida. Senti naquele momento que meu marido voltaria para casa. Antes, com as informações passadas por telefone, você fica bem, mas não é igual a ver e poder conversar. Aquele momento foi de alívio e voltei para casa certa de que, em breve, a família estaria reunida”, afirmou Rose. E, para felicidade da família, o desejo de ter Elenildo em sua residência se concretizou no dia seguinte, com a alta médica.

Uma das pacientes que também teve a oportunidade de conversar com a família enquanto estava internada foi a dona de casa Ivonete da Silva Santos, de Penedo. Os dias distante só aumentavam a saudade dos parentes, que foi amenizada com o contato com as filhas através da janela. Diana Silva Santos, filha de Ivonete, ficou emocionada ao poder ver a mãe depois de alguns dias de internação.

“O medo desse vírus perigoso causa aflição não só na família, como no doente, e poder ver minha mãe foi gratificante. O apoio dado pelo hospital é fundamental, principalmente o psicológico, que se estende também à família. Ter visto ela antes da alta foi um presente e deixou todos os familiares aliviados, em especial os que estavam em Penedo”, destacou Diana.

O projeto “Olhar que Salva” atendeu mais de 20 famílias e visa amenizar os sentimentos de solidão, medo e angústia causados pelo distanciamento frente à internação e quadro clínico do paciente. “Sabendo da importância da família em um momento tão delicado e incerto frente à evolução hospitalar do paciente, esse espaço foi pensando e reservado para que a família possa contribuir de forma emocionalmente positiva na evolução clínica“, disse a coordenadora do Serviço de Psicologia do hospital, Débora Caroline Correia.

Para diretora-geral do hospital, Marcelle Gomes, o projeto fortalece o vínculo entre o paciente e seus familiares, fazendo com que eles se sintam importantes e necessários no vínculo familiar. Também é relevante para restabelecer a saúde mental e emocional, ajudando na melhora clínica do mesmo.

“Nesses encontros entre parentes e família, nós, que somos servidores, ficamos emocionados e reflexivos sobre a importância do trabalho humanizado na saúde”, concluiu Marta Santana, coordenadora de Gestão de Pessoas do Hospital.

Inaugurado no final de maio, o Hospital de Campanha Celso Tavares atendeu até agora 214 pacientes e 140 já tiveram alta.


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde