OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,204 Arapiraca, AL 26ºC Tempo nublado
Notícias
28/10/2020 09:06
Saúde

80% das pessoas internadas têm deficiência de vitamina D, diz estudo

As pessoas hospitalizadas que estavam com baixos níveis de vitamina D mostraram um percentual maior de internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI)
80% dos pacientes internados têm deficiência de vitamina D, de acordo com estudo de cientistas da Espanha / Foto: Fernando Zhiminaicela/Pixabay

 Desde que passou a assolar a população mundial, a COVID-19 atrai a atenção de especialistas da área da medicina. Por conta disso, vários estudos são levantados dia após dia. Nessa terça (27), uma pesquisa científica feita por membros da Universidade de Cantábria e do Hospital Marqués de Valdecilla (em Santander, Espanha) e publicada no periódico Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism trouxe informações acerca da relação entre a vitamina D e a doença responsável por essa pandemia que vivemos.

De acordo com a análise em questão, baixos níveis da vitamina D foram mais frequentes em um grupo de 216 pacientes internados com a doença em um hospital na Espanha na comparação com 197 pessoas fora do hospital. Os pesquisadores constataram a deficiência de vitamina D entre 82,2% das pessoas hospitalizadas, contra 47,2% no grupo usado para comparação, chamado de "controle".

As pessoas hospitalizadas que estavam com baixos níveis de vitamina D mostraram um percentual maior (26,6%, com 12 dias) de internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do que pessoas com níveis satisfatórios de vitamina D (12,8%, com 8 dias no hospital). É interessante ressaltar que no estudo, os hospitalizados com COVID-19 e com baixos níveis de vitamina D tinham justamente maior probabilidade de terem também doenças crônicas.

Os autores notaram uma associação entre a presença da vitamina D e a COVID-19, mas não uma causalidade, então ainda não é possível dizer concretamente que a deficiência de vitamina D leva ao adoecimento ou que o reforço de vitamina D possa proteger contra a doença. "Os níveis de vitamina D devem ser interpretados com cautela, uma vez que a população sob risco de uma infecção pelo (vírus) Sars-CoV-2 grave é provavelmente a mesma sob risco de deficiência de vitamina D", consta no artigo.

Os especialistas que assinaram a análise observam que os resultados publicados indicam que o reforço de vitamina D pode ser importante para grupos sob risco — como idosos vulneráveis a fraturas, osteoporose e perda muscular, mas reiteram que a conclusão obtida se limita a um hospital, o que impede a generalização, pelo menos por enquanto.

COVID-19 e vitamina D

Essa não é a primeira vez que se faz uma relação entre a COVID-19 e a vitamina D. Em meados de setembro, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Boston, também publicados pela revista científica Public Library of Science One (PLOS ONE), apontaram que a suficiência de vitamina D está ligada a uma diminuição significativa do nível de marcadores inflamatórios dentro do organismo e a níveis mais elevados de células imunológicas no sangue.

Nesse caso, o grupo coletou amostras de sangue de 235 pacientes internados em hospitais e diagnosticados com a COVID-19. A partir disso, mediram os níveis de vitamina D e os associaram com a gravidade da infecção, a perda de consciência e a dificuldade para respirar. A análise observou que pacientes com mais de 40 anos que tinham níveis suficientes de vitamina D apresentavam 51% menos probabilidade de morrer em decorrência da COVID-19.

Além disso, a Universidade de Córdoba, na Espanha, publicou um estudo do tipo RCT (randomizado e controlado), com a Vitamina D sendo administrada para pacientes com a COVID-19. Nesse trabalho, foram avaliados 76 pacientes com esse quadro. Do total, 50 pessoas receberam vitamina D junto ao tratamento básico do hospital para os casos de coronavírus. Já os outros 26 eram parte do grupo controle e receberam, apenas, o tratamento básico. A terapia era composta por uma combinação de hidroxicloroquina com azitromicina.

Fonte: Canal Tech


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde