OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-8225-0863 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,511 Arapiraca, AL 19ºC Parcialmente nublado

Notícias

11/05/2020 14:58
Saúde
Começa 3ª fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza em Alagoas
Ação vai até 5 de junho; meta é imunizar, no mínimo, 90% do grupo prioritário
/ Foto: Reprodução
Redação com Agência Alagoas

A terceira fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza foi iniciada nesta segunda-feira (11) nos postos de vacinação dos 102 municípios alagoanos. A meta é imunizar, no mínimo, 90% do grupo prioritário até o dia 5 de junho, conforme prevê o Programa Nacional de Imunização (PNI), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.


Esta última fase foi dividida em duas etapas. A primeira, que vai até 17 de maio, é destinada a vacinar pessoas com deficiência, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças de seis meses a cinco anos. Já a etapa seguinte, que vai de 18 de maio a 5 de junho, tem como público-alvo os adultos de 55 a 59 anos e professores de escolas públicas e privadas.


Para se vacinar, conforme explica a enfermeira do PNI em Alagoas, Emilly Francine Silva, é necessário comparecer aos postos portando a caderneta de vacinação. “É importante também levar um documento de identificação para comprovar a idade, no caso das crianças. Quanto às pessoas que possuem uma deficiência que não seja visível, é necessário portar um laudo médico e, no caso dos professores, um documento que comprove o exercício da profissão”, explica.


Quem não se vacinou – Emilly Francine Silva ressalta, ainda, que as pessoas contempladas na primeira e segunda fases da Campanha de Vacinação contra a Influenza ainda podem se imunizar. Para isso, basta comparecer ao posto mais próximo do local onde reside, comprovar que faz parte do público-alvo e apresentar a caderneta de vacinação.


“Não há razão para deixar de se vacinar contra a Influenza, que previne contra a H1N1, H3N2 e Influenza B. Apesar de não prevenir contra o coronavírus, que ainda não tem vacina, o ato de se imunizar vai proteger contra três tipos de gripes que podem levar à óbito e facilitará o diagnóstico para a Covid-19, caso a pessoa vacinada apresente uma síndrome gripal neste momento de pandemia”, ressaltou.


A primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza, que ocorreu no período de 23 de março a 15 de abril, teve como público-alvo os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da saúde. Na segunda fase, que ocorreu entre 16 de abri e 8 de maio, foram contemplados os povos indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. 


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde