OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,242 Arapiraca, AL 23ºC Chuvas esparsas
Notícias
28/04/2021 12:29
Saúde

Cosems/Al esclarece que nenhum alagoano tomou vacina fora do prazo de validade

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas diz que o erro foi na hora de digitação no sistema do programa de imunização
/ Foto: Assessoria
Redação com Cosemsal.org

A equipe técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) divulgou ontem (27) uma nota de esclarecimento à população alagoana sobre uma informação equivocada veiculada em um portal de notícias com o título “Quinze doses fora da validade da vacina AstraZeneca foram aplicadas em Alagoas”.

O presidente do Cosems/AL, Rodrigo Buarque, esclarece por meio da nota que após investigação minuciosa em conjunto com o Programa Nacional de Imunização (PNI/AL) junto aos seis municípios citados na reportagem (Arapiraca, Delmiro Gouveia, Flexeiras, Maceió, Paripueira e Viçosa), foi identificado que todas as doses do lote nº 4120Z001 da vacina Covishield (AstraZeneca/Fiocruz), foram administradas dentro do prazo de validade, ou seja, até 29/03/2021.

De acordo com o documento, o que de fato ocorreu foi erro na digitação das informações da aplicação das referidas doses da vacina no sistema de informação da vacinação contra a Covid-19 (SIPNI/Módulo Campanha COVID-19). Todos os municípios citados já estão cientes do erro ocorrido nos referidos registros e orientados a realizar a correção, tão logo o sistema permita esta operação. O Cosems/AL deixa claro que nenhum alagoano tomou vacina fora do prazo de validade.

Entenda o Caso

Foi divulgado na imprensa que pelo menos 15 pessoas de Alagoas podem ter sido imunizadas com doses de lotes da vacina de Oxford/AstraZeneca com data de validade vencida. A informação foi divulgada pelo site Metrópoles, no último sábado (24). Inclusive as prefeituras de Arapiraca e Paripueira já emittiam nota desmentindo a informação.

De acordo com a pesquisa feita pelo portal, as doses foram aplicadas nos municípios de Arapiraca (em 7 pessoas), Delmiro Gouveia (2), Flexeiras (1), Maceió (2), Paripueira (2) e Viçosa (1).

Os dados, segundo o Metrópoles, foram coletados diretamente com o Ministério da Saúde (MS) e revelam que até 160 cidades, em 23 estados, aplicaram vacinas vencidas contra a Covid-19 na população. Os números apontam que 1.254 pessoas de todo o Brasil teriam sido inoculadas com os imunizantes, cuja data de expiração já tinha passado.

Para chegar à informação, o (M)Dados, núcleo de Jornalismo de dados do Metrópoles, cruzou as informações oficiais sobre vacinas aplicadas com os registros de envios de imunizantes para as unidades da federação, onde constam a data de vencimento para cada lote.

O problema envolve as doses de três lotes de vacinas produzidas pela AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, fabricadas na Índia e importadas prontas pelo Brasil. Seriam os lotes 4120Z001, 4120Z004 e 4120Z005. São grupos de imunizantes cuja data de validade, de seis meses, já expirou.

Em nota, as Prefeituras de Arapiraca e Maceió, informaram que vão apurar a informação divulgada em âmbito nacional. Os demais municípios não se pronunciaram oficialmente até agora.

Além das prefeituras de Arapiraca, Delmiro Gouveia e Paripueira enviaram nota sobre o caso desementindo a noticia naquele momento, vejam algumas dela:

Arapiraca

A informação que o município de Arapiraca aplicou dose de imunizante vencida não procede.

As doses com prazo de validade curto estavam sendo monitoradas e todas aplicadas foram dentro da validade.

A orientação que a Secretaria Municipal de Saúde recebeu da Sesau foi para adiantar as doses com validade perto de vencer e aplicamos todas dentro do prazo.

Ressaltamos que, a campanha de vacinação vem sendo desenvolvida na cidade com todo o cuidado para evitar os mais diferentes problemas e em momento algum o Município aplicou vacina vencida.

Paripueira

A Prefeitura de Paripueira informa que nenhuma dose vencida foi aplicada nos moradores do município.

O que houve foi uma demora na inserção dos dados no sistema.

Todas as doses de vacina recebidas estão sendo aplicadas dentro do prazo, seguindo o cronograma de vacinação.

Depois, as informações sobre as doses aplicadas são inseridas no sistema do Ministério da Saúde.

Como a inserção dos dados referente a essas duas doses foi feita dias após a aplicação, houve essa confusão com as datas.

Além do mais, cada frasco vem com 10 doses e não apenas 2.

A Prefeitura de Paripueira reitera seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população.

Delmiro Gouveia

A Secretaria Municipal de Saúde de Delmiro Gouveia esclarece a informação veiculada de que duas doses da vacina contra a covid-19, do fabricante Oxford/Astrazeneca teriam sido aplicadas fora do prazo de validade.

Primeiro é importante destacar que, cada frasco do imunizante atende a 10 doses, sendo impossível apenas duas doses terem sido aplicadas, sem haver a notificação posterior do prazo de validade aos órgãos competentes.

O lote dos imunobiológicos SARS-CoV-2 n° 4120Z001 possuia prazo de validade final para o dia 29/03/2021 e, através de diligência realizada pela equipe do Programa Nacional de Imunização - PNI - da Secretaria Municipal de Saúde, constatou-se que todas as doses do lote foram administradas dentro do prazo de validade e que, os registros das administrações das doses no sistema SI-PNI CAMPANHA ocorreram após a data da administração.

Sendo assim, não houve em Delmiro Gouveia a administração da vacina contra a COVID-19 com prazo de validade expirado.

Prefeitura de Delmiro Gouveia, trabalho e desenvolvimento para todos!

 


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde