OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,213 Arapiraca, AL 27ºC Tempo nublado
Notícias
23/07/2021 15:35
Saúde

Distanciamento social e medidas de higiene reduzem transmissão da Covid-19 em AL

Higienização das mãos contribui para redução da taxa de contágio do novo coronavírus em Alagoas
/ Foto: Reprodução
Ascom Sesau

As medidas de distanciamento social para enfrentamento à Covid-19 promovidas pelo Governo de Alagoas desde março de 2020 estão surtindo efeito e reduzindo a taxa de transmissão (Rt) do novo coronavírus. Atualmente, a transmissibilidade no estado está em 0,76, mas já chegou a ser de 3,48 em abril do ano passado, segundo informações da plataforma Covid-19 Analytics, desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), de São Paulo. O número é menor que a média nacional e é o quarto menor do Nordeste.

“Esse dado mostra o nível de reprodução do vírus e, quando temos uma taxa igual a 1, significa que cada 100 pessoas infectam outras 100. A taxa atual em Alagoas está abaixo de 1, marcando 0,76, o que demonstra que a cada 100 pessoas, outras 76 estão sendo infectadas”, explicou Herbert Charles Barros, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Ou seja, quando Alagoas marcou o pior Rt, um infectado transmitia o vírus para mais de três pessoas – ou 100 infectados transmitiam para 348 pessoas, acelerando rapidamente o contágio no estado rumo a um pico de casos, óbitos e ocupação hospitalar. Porém, desde o dia 20 de junho deste ano, a taxa de transmissão vem se mantendo abaixo de 1 e reduzindo gradativamente. Isso mostra que, à medida que o tempo está passando, a relação de infectados e novas infecções está caindo.

Para o superintendente da Sesau, a redução da taxa mostra que a contenção da epidemia em Alagoas está em curso. Essa diminuição, segundo ele, é reflexo das medidas de distanciamento social e dos cuidados de higiene da população.

“A redução da taxa está diretamente relacionada à efetividade dessas medidas e ao fim do período de sazonalidade das doenças de transmissão respiratória. E, como estamos há um mês com o nível de reprodução do vírus abaixo de 1, a tendência é que a curva de contágio no estado continue em queda”, destacou Herbert Charles.

Panorama nacional – Alagoas apresenta uma taxa menor do que a nacional, uma vez que, atualmente, a taxa de transmissão do novo coronavírus no Brasil está em 0,80. Em comparação com os demais estados do Nordeste, Alagoas está em quarto lugar, ficando atrás do Ceará (0,56), Rio Grande do Norte (0,61) e Paraíba (0,74). O Rt mais alto da região Nordeste é no Piauí com 0,90, seguido da Bahia (0,82), Maranhão (0,82), Sergipe (0,81) e Pernambuco (0,78).


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde
KTO
KTO