OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,016 Arapiraca, AL 31ºC Tempo nublado
Notícias
12/04/2021 06:15
Saúde

Saiba quando e como ocorre a falta de ar provocada pela covid

Pneumologista explica em quais casos a dificuldade para respirar precisa ser avaliada por um médico
Falta de ar aparece a partir do sétimo dia de sintomas da covid-19 / Foto: AMANDA PEROBELLI/REUTERS

Por ser uma doença que acomete principalmente o pulmão, pessoas diagnosticadas com a covid-19 podem sentir dificuldade para respirar e, em quadros mais graves, algumas precisam ser intubadas. Segundo o pneumologista Flavio Arbex, coordenador da Enfermaria Covid da Santa Casa de Araraquara, em São Paulo, normalmente a falta de ar aparece a partir do sétimo dia da doença.

“Tanto em pacientes que têm ou não outra doença pulmonar, respiratória ou cardíaca, a falta de ar vem na fase inflamatória da covid-19, quando começa a inflamação no pulmão”, explica o médico.

Como é a falta de ar da covid-19?
De acordo com o médico, a falta de ar causada pela covid-19 começa como um cansaço, que pode aparecer quando a pessoa sente dificuldade para respirar enquanto executa movimentos básicos, como caminhar, ou durante qualquer outro esforço.

“É necessário procurar um médico quando a pessoa está com dificuldade para respirar enquanto fala, quando ela já não consegue falar frases completas, ou quando ocorre a queda da saturação”, explica Arbex.

Vale ressaltar que a redução da saturação — quando ocorre a queda dos níveis de oxigênio no sangue — nem sempre vem acompanhada de falta de ar.

Por isso, é importante se atentar a outros sintomas como piora da febre, cansaço ao caminhar, respiração mais rápida, sinais que também podem indicar o comprometimento da saturação e que precisam ser avaliados por um médico.

“Muitas pessoas acham que a partir do décimo dia sem apresentar complicações já estão livres da doença. Mas, na verdade, pode piorar. Se a pessoa permanecer com sintomas leves, precisa continuar monitorando”, destaca o especialista.

Quando a intubação é necessária?
A intubação, procedimento que auxilia na respiração por meio de um tubo colocado na garganta, é realizada em casos graves quando o paciente não consegue respirar sozinho.

É possível ofertar oxigênio por outras vias não invasivas, como por meio de máscara de ventilação ou cateter. A intubação só é feita quando essas outras alternativas não são suficientes para suprir a necessidade respiratória.

“A intubação não é o fim, não é uma sentença de morte, é para ajudar o paciente a se recuperar”, afirma o pneumologista.


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde