OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,234 Arapiraca, AL 22ºC Tempo nublado
Notícias
14/02/2020 11:07
Saúde

Samu orienta foliões sobre cuidados a serem adotados durante os festejos de momo

Serviço estará presente nas prévias carnavalescas, que têm início nesta sexta, 14, com o Jaraguá Folia
Samu estará atuando durante as prévias carnavalescas deste fim de semana / Foto: Carla Cleto
Agência Alagoas

 Carnaval é sinônimo de diversão, de folia e de festa, mas toda essa animação precisa estar alinhada com a precaução e a conscientização. Por isso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que vai atuar nesta sexta-feira (14), no Jaraguá Folia, lançou uma campanha para orientar a população sobre os primeiros socorros durante as festas de momo.

A campanha de conscientização tem como intuito minimizar as ocorrências atendidas pelo Samu durante o período de Carnaval, especialmente os acidentes de trânsito, que tendem a aumentar por causa do aumento no consumo de bebidas alcoólicas. Durante os dias das prévias e nos quatro dias da folia momesca, a instituição irá reforçar o quantitativo de viaturas e dos socorristas em todo o Estado.

Em 2019, as duas Centrais de Regulação do Samu em Alagoas, localizadas em Maceió e Arapiraca, fizeram 1.090 atendimentos durante os quatro dias de Carnaval, tendo sido acionado para 123 colisões de trânsito. O número recorrente de ocorrências, durante o período, é de aproximadamente 800 e de 90 para acidentes automobilísticos.

Para Marcell Figueiredo, médico do Samu, o aumento das ocorrências de trânsito para o número 192 acontece pelo desrespeito às leis vigentes no Brasil. “O principal motivo das colisões automobilísticas, que nesse período acontecem especialmente nas rodovias, é a mistura de álcool e de direção. Ainda vemos muitos motoristas fazendo uso de bebida alcoólica e depois pegando o carro. A bebida traz sonolência e reduz os reflexos do motorista”, salientou.

Queimaduras e Insolações – Outros atendimentos que são recorrentes durante o período de Carnaval são as queimaduras e as insolações, causadas pelo longo tempo de exposição ao sol. “Estamos em um período de altas temperaturas e sol forte. Por isso é importante sempre se proteger, se hidratar, usar protetor solar, chapéu, óculos escuros com a proteção adequada, e usar roupas leves também”, recomendou Marcell Figueiredo.

Quadros de pessoas com diarreia também são frequentes durante esse período. “Para essa situação não acontecer, é aconselhável que o folião tenha uma alimentação leve, antes e durante as brincadeiras, preferindo consumir frutas, verduras, proteínas saudáveis e evitar gorduras e frituras”, alertou o médico do Samu.

Operação Carnaval – Além de a campanha de conscientização, o Samu Alagoas estará presente nas prévias de Carnaval, com Unidades de Suporte Avançado (USAs), Unidades de Suporte Básico (USBs), o Serviço de Motolância e as equipes volantes, formadas por técnicos de enfermagem e enfermeiros. A atuação irá ocorrer durante o Jaraguá Folia (14), Pinto da Madrugada (15) e no Bloco Vulcão (16), em Maceió.

Segundo Marcos Ramalho, supervisor do Samu, neste final de semana que antecede os festejos de Carnaval, equipes do Samu estarão acompanhando de perto os foliões em pontos estratégicos. “Tanto no bairro de Jaraguá, como na orla da Pajuçara e de Ponta Verde, a população poderá encontrar socorristas do Samu em diversos pontos de apoio, espalhados pelo percurso. Além de estarmos localizados com um posto médico em uma estrutura compartilhada com a equipe da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP)”, informou.

Quando acionar o Samu – A população pode ligar para o número 192 e acionar o Samu para os casos de engasgos, choque elétrico, queda da própria altura, ferimentos por arma branca ou arma de fogo, sintomas de AVC, infarto, queda da própria altura, queimadura grave, afogamento, intoxicações e acidentes de trânsito. As equipes do Samu estão à disposição da população todos os dias, durante 24 horas.


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde