OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,147 Arapiraca, AL 23ºC Tempo nublado
Notícias
26/02/2020 19:55
Tecnologia

As vantagens do código de barras

Existem 3 tipos de leitores de códigos de barras principais que são utilizados
Assessoria / Foto: Ilustração

O código de barras EAN é o utilizado no Brasil e no mundo inteiro com exceção do Canadá e dos EUA. Ou seja, um produto vendido no Brasil quando for vendido na China terá seu código de barras escaneado, bipado e será identificado de forma correta. Isto porque o código de barras é único de produto para produto e não é possível que hajam duplicações de produtos.

Existe a garantia de que o produto escaneado é o produto relacionado com o código de barras. Outra vantagem é uma maior eficiência na gestão de estoques em geral, já que todos os produtos cadastrados com os EANs corretos irão gerar vendas para cada produto de forma respectiva.

Há também uma maior agilidade no atendimento de clientes pois os caixas operados com leitores geram uma agilidade de mais de 35%. Ou seja, se fosse para os operadores de caixa terem que digitarem cada código de barras ou outro código que fosse criado para o produto em si, demoraria muito mais.

Existe também um melhor aproveitamento do investimento em pontos de caixa já que será exigido um número menor de caixas com leitores em relação a caixas sem leitores de códigos de barras.

Tipos de Leitores de Códigos de Barras

Existem 3 tipos de leitores de códigos de barras principais que são utilizados: leitor fixo laser, leitor manual laser ou o leitor manual CCD. Respectivamente cada um deles é indicado para:

Leitor fixo laser: é excelente para operações com alto fluxo de clientes com uma grande quantidade de itens comprados.

Leitor manual laser: é mais robusto, e é indicado para operações cujo fluxo de pessoas seja grande e haja menos caixas, como é o caso de lojas de vestuário, materiais de construção, drogarias e outras, também é bastante indicado para operações em depósitos onde haja a entrada de mercadorias em vários caixas.

Leitor manual CCD: é o mais simples de todos, ótimo para operações com códigos grandes e reluz boa definição. Ótimo para bancas de jornais, papelarias, etc. Não é recomendado em mercados pois o leitor não consegue ler embalagens cilíndricas ou molhadas.

Como podemos ver códigos de barras facilitam a vida de diversos tipos de empresas em vários setores da sociedade. Eles têm ajudado a definir o formato de como as empresas se organizam e fazem o escaneamento de pontos de caixa para acomodar seus clientes.

De acordo com Marcelo Mendes, que é membro da empresa KSA Informática, que mencionou sobre código de barras o seguinte: “Sua função básica é aumentar a velocidade de entrada de dados em sistemas informatizados com segurança. O sistema é tão importante que muitos produtos são obrigados por lei a terem esse tipo de identificação”, ressalta. “Comparada à coleta manual de dados – que é mais lenta, suscetível a erros e mais cara -, o código de barras é 15 vezes mais rápido e 10.000 vezes mais seguro”, afirma.

Como podemos ver as vantagens do uso de códigos de barras são altamente tecnológicas permitindo um alto ganho de lucratividade por parte das empresas. Elas se tornam altamente lucrativas só pela questão de fazerem o uso do código de barras em si. Daí o fato de que empresas que quiserem se tornarem lucrativas irão ter que fazer uso de leitores digitais que façam o escaneamento de códigos de barras. Irão ter que empregarem sistemas de inventários e vendas para poderem serem mais competitivas.

 


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Tecnologia