OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,149 Arapiraca, AL 30ºC Tempo nublado
Notícias
30/03/2021 08:14
Tecnologia

Conheça 5 tecnologias que podem ajudar o meio ambiente

Já imaginou poder carregar uma tomada para qualquer lugar? Com uma tomada ecológica você consegue fazer isso e ajudar o meio ambiente ao mesmo tempo
/ Foto: Pixabay

 A pauta da Sustentabilidade e as preocupações com o futuro do meio ambiente estão cada vez mais em evidência nos espaços de debates. A sociedade finalmente está se conscientizando da dimensão dos impactos ambientais e a importância disso para o nosso futuro.

Ser sustentável hoje é uma questão ética e política. Muito mais do que qualquer outro tema, a Sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente têm que estar sempre presente e fazer parte do nosso mindset.

As demandas do meio ambiente já afetaram até mesmo as empresas, que estão cada vez mais adeptas à transformação digital e com um modelo de gestão mais sustentável. A tecnologia tem sido a principal fonte de transformações a favor do meio ambiente.

A inovação talvez seja a palavra chave para esse debate, pois é por meio de ideias inovadores que as pessoas conseguem transformar o mundo com ideias revolucionárias na área da tecnologia.

A tecnologia cresce em escala exponencial sobre a Sustentabilidade e altera de forma radical todos os ambientes: social, político e econômico, mas acima disso, o meio ambiente por completo.

Todo mundo de alguma forma busca preservar o mundo em que vivemos ou almeja construir um planeta que proporcione qualidade futura para as próximas gerações.
Nesse post vamos te mostrar como a tecnologia pode ser uma grande aliada do meio ambiente e como ela será capaz de resolver problemas ambientais em longo prazo.

Energia solar

Aproveitar a energia do sol, dos ventos e das águas para produção industrial ou para o uso doméstico pode parecer uma realidade distante para alguns, mas as energias renováveis já fazem parte da vida de muitos brasileiros.

Já imaginou como seria se o sol gerasse a energia da sua casa? Há anos, esse assunto seria algo impossível de se imaginar. Hoje em dia a energia solar ganha cada vez mais adeptos e já é uma realidade para uma parcela da sociedade.

As fontes renováveis de energia não lançam poluentes na atmosfera, como é o caso da energia solar. O impacto ambiental com o uso de energia solar é bem menor e o saldo positivo para o meio ambiente é enorme.

O Brasil aparece em destaque dentro dos países que produzem energias renováveis. Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), em 2018 o Brasil ocupava o terceiro lugar como gerador de energias renováveis.

Tudo isso acontece por meio de placas chamadas de módulos solares, que captam a luz do sol e geram energia por meio de uma tecnologia inovadora. Depois, essa energia passa por um inversor e é convertida pelas características da rede elétrica.

Após isso ela é utilizada para alimentar todos os aparelhos elétricos da casa. Outro grande fator positivo é que ela é acumulativa e gera créditos energéticos.

Lâmpadas inteligentes

A iluminação também pode ser uma forte aliada na luta pela preservação ambiental e por meio de escolhas inteligentes. A iluminação sustentável já se tornou tendência na arquitetura e faz parte do projeto de toda casa sustentável.

Uma das opções mais conhecidas é a lâmpada de LED, que não possui mercúrio, diminuindo de forma significativa os resíduos e poluentes no meio ambiente. Além disso, elas reduzem o consumo de energia em até 80%, é bem mais duradoura que as lâmpadas comuns, sem emitir raio UV e infravermelho.

Dentre as opções mais tecnológicas, a Philips possui a linha HUE, que são lâmpadas LED que possuem uma tecnologia inovadora, controladas por meio de aplicativos. Nele você pode programar a intensidade da luz, as cores e até mesmo o horário para ligar e desligá-las.

Tomada ecológica

Já imaginou poder carregar uma tomada para qualquer lugar? Com uma tomada ecológica você consegue fazer isso e ajudar o meio ambiente ao mesmo tempo. Além disso tudo, é possível pregá-la no vidro da sua casa e carregar o seu celular ou aparelho digital onde você estiver.

A Window Socket é carregada pela energia solar, com um painel solar que fica na parte de trás do aparelho. Além disso, ela é ligada a uma bateria interna que possui carga para até 10 horas de uso.

Gostou da ideia? Essa é apenas uma das inovações tecnológicas que prometem ajudar o meio ambiente por meio da redução de energia.

Além da Window Socket, também há outras tomadas inovadoras que prometem reduzir de forma significativa o uso de energia, como é o caso da Eeconomax.

Diferente da Window Socket, a Eeconomax funciona de acordo com os princípios da termodinâmica, transformando energia elétrica em térmica.

Carros elétricos

Você já deve ter ouvido falar sobre os famosos carros elétricos por aí. Essa é uma alternativa de carros que tem sido utilizada pelas grandes cidades para diminuir o índice de poluição.

Apesar de muitas opções de marcas e modelos diferentes, no Brasil ainda são poucas opções de veículos híbridos e elétricos. Os carros elétricos não emitem nenhum poluente, o que ajuda e preserva o meio ambiente.

Ao contrário dos carros tradicionais, os carros elétricos consomem apenas bateria e energia elétrica. Apesar de várias polêmicas sobre o assunto, os benefícios do uso desses carros para o meio ambiente são incontestáveis.

Internet

A digitalização das coisas é uma das maiores aliadas do meio ambiente. Até alguns anos atrás as mesas e prateleiras dos escritórios se acumulavam de papéis, o que custava o derrubamento de várias árvores.

Hoje em dia, com a digitalização dos documentos e o uso da internet como plataforma de compartilhamento, tudo mudou completamente.

As ferramentas digitais ocupam um papel importantíssimo na ajuda ao meio ambiente, pois substituem o uso de toneladas de papéis que seriam utilizados em documentos.

A transformação digital veio não só para facilitar processos, mas também como uma aliada para a demanda sustentável.

O uso das redes sociais como forma de conscientização foi um dos elementos cruciais para a agenda da sustentabilidade estar em evidência hoje. Isso porque elas são canais diretos de interação, o que facilita a troca de ideias e o diálogo sobre as causas ambientais.

Atualmente há inúmeros blogs informativos a respeito deste tema sobre o uso da tecnologia como estratégia sustentável. A democratização das informações é uma grande aliada na conscientização sobre o meio ambiente.

Você se identifica com a causa? Hoje em dia basta contratar um serviço de hospedagem e registrar um domínio na internet para criar um blog informativo. Em alguns casos, os pacotes de hospedagem ainda possuem domínio grátis.

Vários ativistas ambientais utilizam dessa ferramenta para compartilhar informações importantes, divulgar notícias e engajar pessoas em prol da demanda ambiental.

Conclusão

Já imaginou qual o seu papel na luta pelo meio ambiente? Assim como a tecnologia vem avançando e tornando o mundo menos nocivo ao nosso ecossistema, ainda hámuito o que lutar e mudar na sociedade.

Há várias formas de utilizar a tecnologia a nosso favor e usá-la como ferramenta de comunicação e alcance ambiental. A forma mais simples e positiva de difundir as ideias sustentáveis é por meio dos blogs e das redes sociais.

Se você ainda não possui um domínio registrado na web, saiba que há uma infinidade de pacotes com web host e domínio disponível de forma muito acessível para todos que desejam criar um blog.

O Instagram e o Twitter também estão disponíveis como ferramenta de interação e devem ser usados cada vez mais em prol de causas importantes como a agenda ambiental e a sustentabilidade.

As inovações tecnológicas estão aí para ajudar o planeta de todas as formas e é nosso dever social fazer escolhas inteligentes todos os dias, seja optando por serviços menos prejudiciais ao meio ambiente ou espalhando essa ideia por aí.


 

 

 


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Tecnologia
KTO
KTO