OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,147 Arapiraca, AL 24ºC Tempo nublado
Notícias
21/07/2022 11:11
Tecnologia

Maceió será o 1º município de AL a receber 5G em setembro

Cronograma de ativação para as outras cidades do país já foi divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações
/ Foto: Reprodução
Leonardo Costa com Gazeta Web

 A previsão é que a internet 5G chegue a Maceió no final do mês de setembro. Por enquanto, a capital será o único município de Alagoas a dispor da nova tecnologia, assim como todas as outras capitais do Brasil. Um cronograma de ativação para as outras cidades do país já foi divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a mudança total deve ocorrer até 2029.

De acordo com Caroline Chaves, da Anatel em Alagoas, por ter um cronograma de ativação muito apertado, as operadoras têm dado preferência para ativar primeiro nos municípios que possuem uma legislação mais favorável à instalação das antenas de telefonia celular, pois conseguem as autorizações necessárias de forma mais rápida.

“Alagoas é um estado que precisa se ajustar um pouco mais à Lei Geral das Antenas, de toda forma, a disponibilização para o público ocorrerá somente quando for autorizado pela Anatel e divulgado pelas operadoras”, explica.

Até setembro serão atendidas as capitais dos estados com no mínimo uma antena para cada 100 mil habitantes. O Distrito Federal já possui a tecnologia e as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa estão realizando testes antes da ativação. Até 31/07/2023, a ampliação se dará para capitais com uma antena para cada 50 mil habitantes; em 2024 para cada 30 mil habitantes.

Já em 2025, além das capitais, a ampliação será possível para os municípios com população igual ou superior a 500 mil habitantes, com no mínimo uma antena para cada 10 mil habitantes. Ainda conforme o cronograma, 45 trechos de rodovias federais de Alagoas, cerca de 286 km, devem ser cobertos pelo 5G.

A implantação, no entanto, não foi iniciada. A perspectiva é que isso ocorra a partir de dezembro de 2023, já que o estado precisa se adequar às leis. No estado, quatro operadoras (Brisanet, CLARO, Telefônica e TIM) irão dispor da tecnologia 5G, além da Winity Telecom, que em decorrência do Edital do 5G, assumiu o compromisso de cobertura do Serviço Móvel Pessoal nas rodovias.

Fonte: Gazeta Web


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Tecnologia
KTO
KTO