OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,204 Arapiraca, AL 22ºC Tempo nublado
Notícias
24/09/2020 21:39
Tecnologia

Tendências e profissões do futuro: O que você precisa saber sobre elas

A criatividade vai ser ainda mais essencial para o trabalhador do futuro
/ Foto: Divulgação

 A cada dia que passa fica mais notável as mudanças do mercado, pois cada vez mais as carreiras tidas como tradicionais estão se “transformando” visando que as empresas estejam lado a lado com a evolução do mercado.

A criatividade vai ser ainda mais essencial para o trabalhador do futuro, pois a mudança não virá apenas com robôs, mas também com programas de computador, inteligência artificial e realidade virtual, por exemplo.

O futuro tecnológico vem predominando no debate sobre as profissões do futuro que estão mudando de uma forma que podem afetar nossa vida.

Será que nós estamos preparados para essas mudanças? Se a sua resposta for não, prepare-se para começar a partir de agora a abrir os seus horizontes sobre todas as novas possibilidades e mudanças futuras no mercado de trabalho.

Como o mundo está se preparando para as profissões do futuro?

O mercado vem buscando cada dia mais tecnologias que solucionem problemas que na realidade ainda nem existem. Isso se dá pela era em que estamos vivendo onde a informação é infinita e faz com que novas tecnologias venham surgindo diariamente.

Grande parte das profissões do futuro são nas áreas de consultoria, que auxiliam os profissionais no mundo virtual. A maioria delas já existe, mas terão uma demanda muito maior no futuro e outras serão criadas de acordo com a demanda dos profissionais.

Para que os profissionais possam se preparar para as profissões do futuro, estão surgindo cada dia mais escolas com estruturas que ofereçam não só a teoria, mas práticas de vivenciar o mundo na hora de tomar decisões, como trabalhar em grupo e principalmente a ter iniciativa e criatividade.

Preparar os profissionais do futuro é moldar a forma com que eles veem o mundo e na hora de criarem soluções para os problemas diários e da sociedade moderna.

Quais são as tendências do mercado de trabalho do futuro?

Com as inúmeras mudanças sociais e tecnológicas, além de outros fatores, o mercado de trabalho vem deixando para trás algumas profissões e trazendo outras à tona.

As tendências das profissões do futuro não são únicas fazendo com que as habilidades profissionais também sofram mudanças e sejam mais comuns após a quarentena. Sendo assim, seguem abaixo algumas dessas tendências.

Eventos online

Essa é uma nova forma de unir as pessoas que estão espalhadas pelo mundo para se divertirem. São usados para engajar um público-alvo e atrair novos negócios. Muitos artistas e produtores culturais estão usando esse recurso para arrecadar fundos para ações socais.

Autogestão

Essa é uma tendência que segue uma ideia de trabalho mais livre, livre de pressões de outros profissionais em relação ao seu desempenho, já que a nova tendência é que a cada dia haja menos hierarquia e mais colaboração.

A comunicação entre os colaboradores é mais dinâmica e controlável já que em casa se tem mais autonomia e controle da sua forma de trabalhar.

Rede de contatos (Networking)

O Networking é uma ótima forma de aumentar suas oportunidades profissionais, pois essa prática usa o meio de convivência e apoio de pessoas com propósitos parecidos a fim de melhorar projetos, fazer contatos e criar novas oportunidades.

De forma simples, é uma rede de relacionamentos para se trocar informações e conhecimentos, o que pode gerar novas oportunidades e alianças de trabalho

Home e Anywhere office

Trabalhar no conforto de nossa casa ou de qualquer lugar foi uma das mudanças mais notórias em nossa sociedade. Diversas empresas tiveram que adotar o trabalho home office até o fim deste ano e com isso a tendência é que esse tipo de trabalho perdure por muito tempo.

O trabalho em casa e em vários locais permite que o profissional crie seu próprio ambiente, o que está mais adequado para ele e principalmente o que gera menos custos para as empresas já que fazendo os trabalhos remotamente não há tantos gastos relacionados à infraestrutura e locomoção.

Dicas para você ficar por dentro das tendências das profissões do futuro.

As profissões do futuro exigem um grande comprometimento e dedicação. Os conhecimentos e capacidades de comunicação e a forma de se relacionar com o próximo serão muito valorizadas. Por isso, mantenha-se sempre atualizado, leia jornais, revistas e busque também por informações na internet.

Aprenda novos idiomas, a começar pelo inglês que é uma das línguas mais cobradas no mercado de trabalho e no futuro não será diferente. Busque sempre tomar a iniciativa na hora de resolver problemas e arrumar soluções para diversas situações.

Não pare de estudar nunca, pois se manter atualizado é essencial em um mercado onde as informações estão cada dia mais rápidas e a mudanças cada dia maiores.

Não tenha medo das mudanças

Algumas pessoas acabam ficando com um pouco de receio com tantas transformações, pelo fato de que com o avanço da tecnologia algumas profissões vão deixar de existir.

O primeiro passo é estar ciente de que o mercado vem mudando e que você pode acompanhá-lo sem que sua vida sofra nenhum impacto negativo, desde que você esteja ciente de que precisa se esforçar e se dedicar para isso.

Planejar-se é sempre o caminho mais fácil, por isso use o tempo disponível para fazer cursos e estipular metas estando atento ao contexto do que o mercado de trabalho exige. É importante também ouvir pessoas mais experientes para aperfeiçoar seus conhecimentos.

Dê passos em direção ao futuro

O profissional que consegue entender as necessidades do mercado e se reinventar todos os dias já tem seu lugar garantido em direção às profissões do futuro e o que o mercado espera dele.

Estar sempre atento ao que a mídia noticia sobre o futuro do mercado de trabalho é fundamental, pois os assuntos e temas que são abordados podem ser usados como indicativos de demandas sociais.

Tudo isso corrobora com a realidade e as transformações, já que em muitas das vezes os problemas mencionados ainda não têm solução por falta de capacidade tecnológica.

Qualifique-se em tecnologias digitais

Muitas inovações dependem diretamente desse tipo de tecnologia tanto para atividades que tem a tecnologia como fins quanto para atividades profissionais fora da área específica da tecnologia.

Sendo assim, esteja sempre atento às atividades profissionais inovadoras em termos de durabilidade, ou seja, atividades que têm uma grande possibilidade de permanecer por um bom tempo no mercado de trabalho.

Verifique sempre os nichos ainda pouco desenvolvidos relacionados a cada área, pois esses podem se transformar em espaços maiores de oferta.

Procure seu nicho e tente ao máximo focar nas áreas que tem forte potencial para profissões inovadoras como saúde, sustentabilidade, marketing, tecnologia da informação, etc.

Conclusão

Apesar do futuro ainda ser temeroso para alguns profissionais, fica perceptível que a única solução para que não faltem profissionais no mercado e para que o desemprego não cresça é estarmos capacitados e nos reinventarmos acima de tudo, entendendo todas as nossas limitações como humanos em meio a tanta tecnologia.

Nos tempos antigos era muito comum que as pessoas buscassem estabilidade em suas profissões, mas hoje em dia isso mudou, pois a lógica de trabalho digital não anda em linha reta. Ela tem suas alterações constantes e exige que o profissional o acompanhe.

Por fim, estar atento e antenado com as profissões do futuro é a melhor forma de garantir um futuro mais seguro e tranquilo em termos de mercado de trabalho.

 


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Tecnologia