OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,209 Arapiraca, AL 28ºC Tempo nublado
De Primeira / Jânio Barbosa
Quem é Jânio Barbosa? Arapiraquense. Cursando Nutrição 02/08, radialista desde 2009, locutor apresentador de Rádio e TV, locutor publicitário, setorista de clubes, noticiarista, comentarista esportivo. Também atuo como apresentador de eventos. Casado, pai de três filhos.
28/06/2022 13:11:11

Filmes sobre violência doméstica para refletir

/ Foto:

Hoje vamos conferir alguns filmes sobre violência doméstica para assistir e fazer uma boa reflexão. Pois, embora sejam obras de ficção, esses filmes retratam muitas situações realistas.

Segundo um conteúdo bem fundamentado do blog do advogado Marco Jean, na maioria das vezes as vítimas de violência doméstica sofrem caladas. E passam por situações de sofrimento difíceis de mensurar para quem não conhece esse problema de perto.

Afinal, a violência no âmbito do lar nem sempre é física. Pois, muitas vezes, ela é mais sutil, como a violência psicológica.

Além disso, esse tipo de situação ocorre com maior frequência com a mulher. Contudo, também existem casos de violência doméstica praticados por mulheres contra homens.

Em qualquer um dos casos as vítimas nem sempre denunciam os abusos e as agressões. Mas, por que será que isso acontece? E quais formas a violência doméstica pode assumir?

Os filmes que vamos conferir a partir de agora nos ajudam a responder essas e outras perguntas.

Acompanhe.

1. Filmes sobre violência doméstica: Vidas Partidas

Vidas Partidas é um filme brasileiro que você pode conferir na Globo Play. Ele conta a história do casamento dos personagens Graça e Raul, interpretados pelos atores Laura Schneider e Domingos Montagner.

O filme narra como o casal se apaixonou, se casou e teve duas filhas. Então, tudo ia muito bem até o momento em que Raul começou a ficar agressivo e muito possessivo com a esposa.

É um filme muito sincero sobre as situações reais de violência doméstica. Por exemplo, a própria história do longa é similar a verdade vivenciada por muitas mulheres.

Pois, não é incomum que no começo de muitos relacionamentos tudo pareça ser perfeito. Mas, com o passar do tempo, os problemas e as mudanças que a vida traz, a violência doméstica começa a aparecer.

2. Filmes sobre violência doméstica: Anjos do Sol

Anjos do Sol é um filme de 2012 que aborda a situação da violência doméstica nas camadas mais pobres da população brasileira. Além disso, o longa aborda outro problema grave: o tráfico de meninas e mulheres.

A trama conta a história da menina Maria, interpretada pela atriz Fernanda Carvalho, que aos 12 anos de idade foi vendida pelo próprio pai a um aproveitador. No entanto, esse homem entrega a criança uma cafetina, que a vende em um leilão.

Após muitas idas e vindas, a menina acaba em um bordel no Amazonas. Portanto, o filme aborda de forma chocante e realista a violência contra a mulher, a prostituição e o abuso infantil. Tudo em um contexto social onde a lei parece não existir.

3. A Cor Púrpura de 1985

A Cor Púrpura é outro filme imperdível para quem quer assistir filmes sobre violência doméstica que façam refletir. Pois, apesar de ser um filme mais antigo, os temas retratados continuam muito atuais.

Nesse filme, a atriz Whoopi Goldberg interpreta a jovem Celie, que foi violentada pelo pai. Então, ela é adotada por Mister, uma senhora interpretada pela atriz Danny Glover. Nesse contexto, ela é separada da sua única irmã.

Para lidar com seus traumas, a jovem começa a escrever cartas. Com isso, a trama discute questões importantes sobre violência doméstica, ódio, discriminação de gênero e outros problemas sociais.

4. Filmes sobre violência doméstica: Millennium: Os homens que não amavam as mulheres

Em Millennium: Os homens que não amavam as mulheres, a personagem central é uma hacker que tem um comportamento estranho. Contudo, há um bom motivo para isso: ela sofreu abusos nas mãos de muitos homens ao longo da vida.

Lisbeth Salander, a hacker, é interpretada pela atriz Rooney Mara. Então, ela se junta ao jornalista Mikael Bomkvist, interpretado pelo ator Daniel Craig, para investigar um desaparecimento misterioso.

É um filme repleto de gatilhos, insights e contextualizações sobre diversas situações de violência doméstica e violência contra mulher. Vale a pena assistir.

Dicas finais

A violência doméstica é real, e há muitos bons filmes que ilustram diversas situações envolvidas nesse contexto. No artigo de hoje podemos conhecer alguns dos filmes e séries para assistir.

Então, espero que você tenha gostado das nossas dicas de filmes sobre violência doméstica. Tem um filme que você goste sobre o assunto e não apareceu aqui? Compartilhe conosco, deixe seu comentário!

docs.google.com/document/d/1Y4M0L67SKJUrKkD_Pza-tBlvtm9ld3ow/edit


winz.io
winz.io
Link da página:
O portal Diário Arapiraca não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Jânio Barbosa
KTO
KTO