OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-8225-0863 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,663 Arapiraca, AL 31ºC Parcialmente nublado

De Primeira / Jânio Barbosa

Quem é Jânio Barbosa? Radialista desde 2009, apresentador de TV, locutor publicitário, setorista de clubes, noticiarista, comentarista esportivo, repórter. Também atua como apresentador de eventos. Casado, pai de três filhos. Natural de Arapiraca-Alagoas
02/10/2021 11:37:04
Primeiro "SMTT pra Você" deixa legado para educação no trânsito de Arapiraca
/ Foto: Cortesia/Assessoria

A primeira edição do “SMTT pra Você” chegou ao fim neste 1º de outubro. Desde o dia 8 de setembro foram dias intensos com muito trabalho e dedicação de todos, sem exceções daqueles que fazem a SMTT de Arapiraca que é coordenada pelo Superintendente Josenildo Souza, que lá atrás no inicio desta gestão municipal do Prefeito Luciano Barbosa, lhe deu essa difícil missão de transformar e resgatar esse órgão que não tinha credibilidade quase que alguma com os munícipes desta terra de Manoel André.

“E não é que já está deixando saudades”. Foi escrita assim a frase num dos últimos posts do Instagram do órgão de trânsito de Arapiraca.

Segundo dados foram mais de 7 mil pessoas, que ensinaram e aprenderam um pouco sobre mobilidade, acessibilidade, segurança e de como se educar no trânsito, iniciando essas orientações com as crianças, os futuros condutores de veículos, oficinas para adultos e crianças, performances e contração de histórias, ciclo de palestras, apresentações, entre outras atividades que proporcionam a educação no trânsito. E tudo isso aconteceu numa mega estrutura foi montada no Bosque das Arapiraca para que esse evento fosse realizado.

“Essa nova gestão da SMTT tá num profissionalismo sem igual. É notória sua atuação. Parabéns!!! E essa viatura em exposição aí tá show de bola! Muito bonita” disse um seguidor da página do órgão.

Foi apenas uma semente plantada que em pouco tempo, digo num piscar de olhos gerou frutos. O projeto SMTT pra Você se tornou-se referência nacional de educação para o trânsito sendo elogiado por todos aqueles que participaram deste mega evento promovido com parceiros da SMTT de Arapiraca.

O superintendente Josenildo Souza, destacou que a primeira edição superou as expectativas e cumpriu o seu propósito. “Nosso objetivo era levar educação para o trânsito para toda a sociedade e ele foi cumprido. Foram dias muito produtivos, onde recebemos visitantes de vários municípios e estados, além das mais de 30 escolas municipais e privadas. A próxima edição será ainda mais surpreendente. Agradecemos a colaboração de todos e, principalmente, o apoio do prefeito Luciano Barbosa e dos nossos parceiros”, disse ele.

Presente

Com esse reconhecimento a nível nacional, a cidade que mais cresce no coração de Alagoas está entre 13 municípios brasileiros selecionados e é o único de Alagoas a receber o projeto que levará educação no trânsito para mais de 12 mil alunos que contará com o apoio da Secretária de Educação de Arapiraca. É o Projeto Piloto Educa, idealizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.

Ações e participações

Blitzes e palestras educativas, circuito de trânsito, oficina, ciclo de debates e diversas ações foram sendo realizadas com a proposta de proporcionar um trânsito mais seguro e com responsabilidade.

“Juntos estamos fazendo uma nova SMTT para um novo trânsito”, sempre em suas falas Josenildo Souza fazia questão de destacar esse Slogan para que todos pudessem entender a importância que hoje tem a superintendência.

A Semana Nacional do Trânsito da SMTT Arapiraca teve um marco importante a nível de presença em Alagoas. Foi a participação na abertura da Semana Nacional de Trânsito no auditório do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), cujo o tema esse foi: E se fosse com você?

Os Agentes

Não se pode falar em reordenamento e gestão educacional de trânsito sem falar nos agentes. Com isso o Núcleo de Desenvolvimento Multidisciplinar esteve presente no evento com o “Agente é do Bem”. Um programa que busca proporcionar um eixo integrado com psicóloga, psicopedagoga e assistente social, visando dar suporte aos agentes de autoridade de trânsito, de forma integrada e humanizada.

E foi neste dia que teve aquela integração de todos com um belíssimo café da manhã onde foi comemorado o Dia do Agente de Autoridade de Trânsito, sendo assim marcado pelo lançamento do Programa Agente é do Bem. Homenagens, entregas de brindes fizeram parte deste dia.

Transporte público e mobilidade urbana

Meta que vem sendo alcançada com trabalho de campo com uma equipe qualificada e técnica para trazer resultados positivos. Inclusive uma equipe da superintendência esteve com representantes de transportes públicos coletivos traçando estratégias para transformar a cidade em exemplo de mobilidade urbana.

Estudos técnicos estão sendo elaborados com o intuito de transformar e melhorar o transporte público do município e com isso criar outras alternativas de mobilidade urbana que é extremamente necessária. Tema que também foi abordado foi a questão de pessoas com deficiência física.

Desafios de pegar um transporte coletivo adequado, rampas, calçadas e outros obstáculos enfrentados por essas pessoas especiais que merecem assim como todo cidadão, carinho, respeito e terem o direito de ir e vir com segurança e praticidade, porque quando falamos de trânsito seguro não se abrange só a carros e moto, existem pedestres, ciclistas e outros que fazem parte de um trânsito seguro.

Detran Alagoas

Em parceria com o Detran Alagoas e a Operação Lei Seca, foram realizadas ações educativas no Bosque das Arapiracas e em outros pontos, motoristas foram abordados e orientados sobre os riscos da associação de direção e álcool, com objetivo apenas de educar e não punir, mas orientar a boa e responsável conduta no trânsito.

Compromisso

Como foi escrito lá no inicio “E não é que já está deixando saudades”. Vários ensinamentos foram dados a cada um participante. Eu esse blogueiro aqui que vos escreve, fui ao encontro, não com muita frequência de forma presencial devido ao alto grau de compromissos profissionais e particulares, mas os que fui tive a oportunidade de participar de oficinas e debates e por minha opinião e pensamento. E de fato, precisamos nos educar no trânsito.

Parabenizo a todos em nome do Superintendente Josenildo Souza, os que fazem a SMTT de Arapiraca pelo belo trabalho que iniciou neste ano com a gestão do Prefeito Luciano Barbosa, que com pouco tempo sabe que hoje existe "Uma Nova SMTT para Um Novo Trânsito".

Fica algumas dicas de comportamento e muitos deveres de cidadão no trânsito, vaja abaixo:

Educação no trânsito para as crianças nas escolas

Através da educação no trânsito dentro das escolas poderemos formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito. A iniciativa tem por objetivo contribuir na construção de valores, como o respeito ao próximo para a proteção da vida, que é o nosso bem maior. A educação no trânsito nas escolas auxiliar, ainda, na compreensão da criança em relação aos elementos e as situações vivenciadas no trânsito.

Os ensinamentos sobre educação no trânsito devem começar nas séries iniciais e aliar teoria e prática. As crianças devem ser orientadas a ter um comportamento adequado em relação à segurança necessária nas vias públicas, tanto na condição de pedestre quanto na de passageiro.

Aqueles que usam bicicletas, skates, patins e patinetes devem aprender que existem faixas para ciclistas e outros lugares apropriados e seguros para a diversão, que excluem as vias públicas. Também não devem se esquecer de usar equipamentos de proteção e segurança.

Educação no trânsito para formar adultos responsáveis

Muitos motoristas e pedestres não seguem as leis, o que pode provocar a ocorrência de vários acidentes de trânsito. Os dados estatísticos mostram índices preocupantes.

Para as pessoas se conscientizarem desse perigo, o Brasil sempre elabora campanhas para a educação no trânsito, que chamam a atenção para a necessidade de respeitar a faixa de pedestres, usar cinto de segurança, não dirigir alcoolizado, utilizar cadeirinha para crianças no carro, etc. A educação no trânsito não se limita apenas a ensinar regras de circulação, mas também deve contribuir para formar cidadãos responsáveis, autônomos, comprometidos com a preservação da vida.

No cotidiano, o cidadão assume diversos papéis, em diferentes momentos: pedestre, passageiro, condutor. Devemos agir cooperativamente em cada uma destas situações. Uma atenção a mais ou gentileza podem desarmar a irritação do outro.

Como evitar acidentes

Em todos os levantamentos realizados, o fator humano (humano-condutor, humano-pedestre) tem uma participação significativa como agente causador dos acidentes. O álcool e as demais drogas causam reações que modificam o comportamento das pessoas, comprometendo a sua atenção e retardando seus reflexos e sua capacidade de raciocínio.

Observam-se ainda dois hábitos extremamente comuns e perigosos: falar ou digitar mensagens no celular e se maquiar ao volante.

Também é importante realizar exames médicos periodicamente. Suas condições de visão, audição e reflexos são importantes para a sua segurança e a de terceiros.

Faça uso da direção defensiva

Direção defensiva é dirigir com objetivos de prevenir acidentes, atento às ações de outros motoristas e das possíveis condições adversas de pista e de tempo.

Pedestres

O Código de Trânsito orienta a forma mais adequada do pedestre circular pelas ruas, utilizando, sempre que existir, as calçadas, faixas de pedestres, passarelas, etc. Em determinadas áreas (como pontes), para que haja alguma proibição, é necessário que haja uma sinalização feita pelo órgão executivo de trânsito com circunscrição sobre a via.

A educação no trânsito também está relacionada com o cultivo de hábitos saudáveis, atitudes preventivas, e com o exercício de ações mais humanas.

Faça a sua parte

Muitas vidas seriam poupadas se o causador de um acidente tivesse colocado em prática o que todos sabem: não beber antes de dirigir, revisar o veículo periodicamente, não ultrapassar em lugares proibidos e respeitar os limites de velocidade. Essas são ações geradoras de mais segurança e melhor qualidade de vida.


Link da página:
O portal Diário Arapiraca não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Jânio Barbosa