OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-8225-0863 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,526 Arapiraca, AL 28ºC Parcialmente nublado

De Primeira / Jânio Barbosa

Quem é Jânio Barbosa? Radialista desde 2009, apresentador de TV, locutor publicitário, setorista de clubes, noticiarista, comentarista esportivo, repórter. Também atua como apresentador de eventos. Casado, pai de três filhos. Natural de Arapiraca-Alagoas
30/09/2021 07:19:43
SMTT lança projeto inédito que levará educação no trânsito em Arapiraca
/ Foto: Samuel Alves

Conscientizar e ensinar as crianças sobre os perigos do trânsito, a fim de formar cidadãos que contribuam para um trânsito mais seguro. Esse é o objetivo do Projeto Piloto 2021 Educa, que será implantado nas escolas de Arapiraca nos próximos dias.

Na manhã desta quarta-feira (29), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito e a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (Onsv), lançou o projeto piloro que atenderá crianças do Ensino Fundamental do 1°ao 9° ano. O evento aconteceu no espaço do SMTT pra Você.

Emocionado, o superintendente Josenildo Souza, destacou a satisfação em implantar esse projeto inédito para as escolas. “Como já falei algumas vezes, a educação é a base e a transformação para o futuro. Através dela, podemos ter a esperança das nossas crianças se tornarem adultos responsáveis no trânsito. Quando me apresentaram o projeto, eu não medi esforços para que ele iniciasse o mais breve possível. O piloto do programa *Observatório EDUCA* é a soma da integração e valorização da educação para o trânsito, que nós da SMTT priorizamos”, disse.

“Estou muito emocionado em ver que o SMTT pra Você já vem gerando bons resultados para os alunos e o Educa com certeza trará ainda mais satisfação para a gestão. Em nome do prefeito Luciano Barbosa, agradeço a parceria de todos”, concluiu o superintendente.

Já a secretária de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Ivana Carla, frisou a importância de discutir educação no trânsito para as séries iniciais. “Hoje é um dia muito especial para a Educação e a SMTT. O lançamento do Educa é um passo que damos a frente, pois Arapiraca é o único município de Alagoas que implantará esse projeto piloto. É uma honra para nós sermos contemplados. Agradecemos ao observatório, na pessoa da Edira Soares, e a todos que colaboraram”, ressaltou a secretária.

A capital do Agreste é o terceiro município em número de alunos e educadores participantes do piloto, seguido dos Estados de Minas Gerais e São Paulo. Está prevista a participação no programa de mais de 12 mil alunos 11.689 alunos.

PILOTO 2021 EDUCA

Atualmente, o piloto está sendo implantado em 13 municípios de estados brasileiros, além da Rede de Colégios Tiradentes de Minas Gerais. No Estado de Alagoas, Arapiraca foi o município selecionado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Farão parte do programa 25 escolas, sendo 20 da rede municipal de ensino e 5 da rede estadual.

A metodologia do programa Observatório EDUCA é transversal, englobando três eixos alinhados com a Base Nacional Curricular Comum de Educação (BNCC), onde foram definidas as competências a serem desenvolvidas em cada ciclo escolar: Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza; Linguagens e Propostas de atividades.

A Gestão do Piloto em Arapiraca será realizada de forma conjunta pela Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca, Superintendência Municipal de Trânsito, 5ª Gerência Regional de Educação, com o apoio do Detran de Alagoas, através da chefe de Educação para o Trânsito e também coordenadora nacional de suporte pedagógico do piloto Educa, Edira Soares.


Link da página:
O portal Diário Arapiraca não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Jânio Barbosa