OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,167 Arapiraca, AL 22ºC Parcialmente nublado
Geral / Marcos Porto
Quem é Marcos Porto? Radialista desde 1985, locutor publicitário, noticiarista, repórter. Também atua como apresentador de eventos e em campanhas políticas. Natural do estado de Santa Catarina e adotado há muitos anos por Alagoas.
11/02/2021 08:36:53

Moeda cunhada há 1.800 anos é encontrada em Israel

Moeda foi cunhada há cerca de 1.800 anos / Foto: Reprodução

 Uma moeda rara, cunhada há 1.800 anos, foi encontrada por um soldado em Monte Carmelo, uma região montanhosa em Israel. O artefato ainda possui imagens e texto, o que permitiu aos pesquisadores uma identificação exata da sua origem e data.

Por lei, o artefato pertence ao Estado de Israel e será catalogado ao lado de outras onze antigas moedas já descobertas na região.

Um dos lados da moeda traz a frase “do povo de Geva Phillip”. O “ano cívico” inscrito é o de 217, que equivale ao período de 158 e 159 depois de Cristo.

No mesmo lado da moeda, o texto traz a imagem do deus da Lua sírio. Já o outro lado carrega um retrato do imperador romano Antonio Pius, que comandou o Império entre anos de 138 e 161 d.C.

– Geva Philippi, também conhecida como Geva Parashim, era uma polis, uma cidade com certo nível de autonomia e reconhecimento do governo romano, incluindo o direito de cunhar moedas próprias – explicou o doutor Avner Ecker, professor de arqueologia clássica, ao Jerusalem Post.

O soldado Ido Gardi, que avistou a moeda, recebeu um certificado de reconhecimento por boa cidadania, por ter entregue o artefato à Autoridade de Antiguidades.

– Vale ressaltar que as antiguidades são tesouros nacionais. É proibido buscá-los ativamente e qualquer achado casual deve ser comunicado às autoridades. Iremos transferir a moeda descoberta para o Departamento do Tesouro Nacional, esperançosamente acrescentando mais dados e enriquecendo a pesquisa acadêmica com outras evidências do passado – disse Nir Distelfeld, inspetor da associação que cuida de artefatos históricos israelenses.

Fonte: Pleno News


winz.io
winz.io
Link da página:
O portal Diário Arapiraca não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Marcos Porto