OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,204 Arapiraca, AL 22ºC Tempo nublado
Editorias
29/02/2024 12:00
Arapiraca

Arapiraca recebe equipe técnica de análise de recurso minerais vinculado ao governo federal

Técnicos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) apresentaram ações que serão realizadas no município
/ Foto: Leandro Dokarmo/Ascom Arapiraca
Redação com Assessoria

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, recebeu na última terça-feira (27), na Sala de Reuniões do Centro Administrativo Antônio Rocha, a visita dos técnicos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) para a apresentação das ações que serão realizadas no município.

O órgão é vinculado ao Ministério de Minas e Energia, do Governo Federal.

Representando o prefeito Luciano Barbosa, a secretária Rosa Lira agradeceu a presença da equipe, considerando a visita um marco para a cidade de Arapiraca.

“A dinâmica da nossa cidade é muito acelerada e a gente tem grande preocupações quanto ao processo de sustentabilidade que ela realmente precisa. Então, essa chegada de vocês [CPRM] aqui hoje é para a gente um marco. Com certeza esse estudo que vocês vão trazer, essa ferramenta irá nos dar auxílio para conduzir e fazer uma gestão melhor para Arapiraca e para a qualidade de vida do nosso cidadão. Então obrigada!”, apontou a secretária.

A equipe da companhia, que passou a se chamar Serviço Geológico do Brasil (SGB) irá realizar estudos no município arapiraquense a fim de determinar uma escala de maior detalhe e um produto que visa o planejamento futuro.

“Infelizmente no Brasil esse é um estudo que os municípios geralmente não fazem ou não fizeram. Hoje estamos aqui em Arapiraca fazendo essa análise. Análise dos recursos minerais que Arapiraca possui para atrair interesses e até mesmo investimentos em pesquisa mineral por parte da iniciativa privada”, apontou Douglas, coordenador da equipe da CPRM em Arapiraca.

Ainda durante a reunião, foram debatidas as questões urbanísticas e de sustentabilidade de Arapiraca.

“É partir desse estudo que teremos noção dos direcionamentos de crescimento que poderemos dar ao nosso município, respeitando as questões ambientalistas, mudanças climáticas, enfim, toda uma preocupação com o futuro de Arapiraca”, indicou a secretária Rosa Lira.

Caminhando para o seu primeiro centenário, Arapiraca visa os seus próximos cem anos, buscando nesse estudo viabilizar maneiras de crescimento ordenado da cidade, respeitando o meio ambiente e os recursos hídricos que dispõe o município.

“Estamos trabalhando na perspectiva dos próximos cem anos com planejamento das ações que serão realizadas dentro da nossa cidade. Então, estamos buscando realizar ações integradas com demais órgãos do município, a exemplo da Defesa Civil. Tudo isso tem sido realizado com muita delicadeza e essas cartas geotécnicas irão identificar as principais necessidades e impactos que deverão receber as devidas atenções. Gostaríamos também de integrar os estudantes das universidades Estadual e Federal de Alagoas nesse processo de crescimento ordenado de Arapiraca”, finalizou a secretária.


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Arapiraca
KTO
KTO