OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,412 Arapiraca, AL 22ºC Parcialmente nublado
Editorias
23/05/2024 08:13
Arapiraca

Dia D: Semana 100% Mamãe e Bebê promove cuidados e conscientização para gestantes de Arapiraca

ema deste ano debate a transmissão vertical, que ocorre quando a mãe transmite alguma infecção ou doença para o bebê durante o parto
/ Foto: Zé Neto/Ascom Arapiraca
Redação com Assessoria

Garantir a sobrevivência e uma vida saudável para os bebês do município é uma missão tratada com prioridade pela Prefeitura de Arapiraca. Por isso, desde 2011, a Secretaria Municipal de Saúde realiza anualmente a Semana 100% Mamãe e Bebê, uma mobilização que tem como objetivo debater e conscientizar sobre temas pertinentes à Primeira Infância.

Neste ano, o tema é “Transmissão só de amor: Arapiraca na luta contra a transmissão vertical”. Este é um fenômeno que acontece quando a mãe transmite uma infecção ou doença sexualmente transmissível para o recém-nascido na hora do parto ou até mesmo na amamentação, por isso, todas as gestantes e parceiros ou parceiras sexuais devem ser testados para ISTs como HIV, sífilis e hepatites virais B e C durante o pré-natal e no momento do parto.

A programação, iniciada no dia 15 de maio, foi executada por uma parceria entre diversos setores da Saúde Municipal, como as coordenações da Saúde da Mulher, da Saúde da Criança e do Adolescente e da Rede Cegonha, além das Unidades Básicas de Saúde, Banco de Leite Humano e o Espaço Nascer e Crescer, unidade de referência no atendimento especializado a recém-nascidos e gestantes de alto risco.

Durante os dias de programação, profissionais da saúde, dentre servidores públicos e enfermeiros e enfermeiras de maternidades e de toda a 7ª Região de Saúde, participaram de um simpósio a fim de entender melhor o tema e aprimorar ainda mais o atendimento prestado às mães e bebês do município.

Para isso, estes profissionais tiveram o apoio das enfermeiras do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE) com palestras sobre HIV, toxoplasmose e hepatites voltadas à qualificação dos profissionais no manejo clínico e fluxo de atendimento das patologias.

Dia de cuidados e conscientização

O Dia D da campanha aconteceu nesta quarta-feira (22), em todas as UBS do município, promovendo um dia de celebração e cuidado aos bebês que nascerão com todo o suporte e acompanhamento necessário por parte do sistema de saúde municipal.

A secretária de Saúde, Rafaella Albuquerque, destaca a importância da campanha na promoção do pré-natal, exame fundamental para o diagnóstico precoce de patologias. “A principal forma de transmissão de ISTs para crianças é a transmissão vertical, então o pré-natal é um período crucial para a prevenção dessas infecções. Na Atenção Primária, temos todo o equipamento e profissionais qualificados para garantir um futuro mais feliz e saudável para todos”, finaliza.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Arapiraca
KTO
KTO