OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,108 Arapiraca, AL 29ºC Tempo nublado
Editorias
08/12/2023 09:32
Arapiraca

SMTT integra rede de apoio à vida para diminuir violência no trânsito em Arapiraca

A proposta do promotor de Justiça, Rogério Paranhos, busca reduzir o número de acidentes de trânsito na região de Arapiraca com ações integradas
/ Foto: Ingred Emanuelly
Redação com Assessoria

Uma reunião promovida pela 4a Promotoria de Justiça na sede do Ministério Público em Arapiraca, resultou na criação da Rede Integrada de Apoio À Vida. A proposta do promotor de Justiça, Rogério Paranhos, busca reduzir o número de acidentes de trânsito na região de Arapiraca com ações integradas.

A Rede, que contará com a participação do Ministério Público, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca, Detran/AL, Batalhão de Polícia Rodoviário, Hospital de Emergência do Agreste (HEA), Operação Lei Seca e Departamento de Estradas de Rodagem ( DER) vai realizar várias atividades educativas e de fiscalização inicialmente neste período de festas de final de ano para evitar acidentes e, posteriormente, com ações ao longo de 2024.

“A ideia é paz no trânsito. Uma rede pela paz. A gente precisa acabar com as mortes no trânsito, evitando acidentes, evitando que pessoas fiquem com sequelas para o resto da vida. Por isso é fundamental esta rede com tantas instituições comprometidas com os trabalhos. Quem pegar o carro e ingerir bebida alcoólica vai ser punido, tem que ser punido. A gente está pedindo, inclusive, a suspensão da habilitação de todos os condutores que são flagrados em estado de embriaguez ao volante e pedimos também a apreensão do veículo. A ideia de paz junto com a ideia de legalidade é para a pessoa entender também que a lei, as normas de trânsito, elas são feitas para salvar vidas. Estamos muito motivados”, afirmou o promotor de Justiça, Rogério Paranhos.

Edira Soares, representante do Detran/AL na Rede, vai coordenar as ações com Alberto Peixoto (SMTT Arapiraca), Francisco José (SMTT Arapiraca) e Isabela Sitta (representando o MP/AL).

“O trânsito é um problema complexo que afeta todos e que envolve muitas instituições. Então, trabalhar em rede faz com que as ações se fortaleçam e cria uma inteligência coletiva para a gente ter soluções mais assertivas para mitigar a violência no trânsito. A ideia definida pela iniciativa do Ministério Público é que comece com ações educativas e de fiscalização este ano, mas que a partir de 2024 a gente tenha um trabalho continuado de planejamento baseado em estatísticas de acidentes para que depois a gente possa ter ações de fiscalização, educação e engenharia de trânsito”, afirmou Edira Soares, cgefe do departamento de Educacao para o Transito do Detran/AL e que assumiu acoordenadoria da Rede Integrada de Apoio à Vida.

“A integração dessas forças é importante para que a gente consiga produzir ações que sejam efetivas, principalmente para reduzir a quantidade de acidentes de trânsito em Arapiraca, principalmente na AL 220. Existe a necessidade de unir todas as forças para que a gente consiga salvar vidas. É basicamente isso: salvar vidas. A redução de acidentes. Na verdade, ela é uma consequência de consciência do próprio condutor, mas a ideia mesmo é focar na vida do ser humano”, declarou Katiane Duarte, superintendente da SMTT Arapiraca.

Responsável pelo atendimento das vítimas de acidentes de trânsito, o Hospital de Emergência do Agreste, sediado em Arapiraca,também é integrante da rede. Os profissionais de saúde já realizam ações internas com palestras e conscientização sobre os riscos da mistura álcool e direção e também terá papel importante na elaboração de logística para a culminância das ações no trânsito.

“Ações efetivas com todas estas instituições vão resultar em redução no número de atendimentos no Hospitalde Emergência. O volume de acidentes é grande e, na maioria da vezes está relacionado a bebida alcoólica e condução de veículos. Vamos trabalhar juntos, na mesma direção, trocando informações e formando estatísticas que possam apontar os pontos que precisam de maior atenção” comentou Vanderly Oliveira, diretor-médico do HEA.

“O trabalho do Batalhão de Policia Rodoviário ganha um reforço importante na fiscalização contra irregularidades no transito, principalmente no combate a condutores que misturam álcool e direção. Todos unidos na educação, na fiscalização e contando com a conscientização da sociedade”, afirmou o tenente PM Cristiano.

 


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Arapiraca
KTO
KTO