OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,115 Arapiraca, AL 30ºC Tempo nublado
Editorias
08/04/2020 08:31
Arapiraca

Unidade Sentinela de Arapiraca realiza 160 atendimentos de casos suspeitos de coronavírus

A Unidade Sentinela funciona no prédio do 3º Centro de Saúde, no bairro Santa Edwiges, em Arapiraca
Unidade Sentinela funciona no prédio do 3º Centro de Saúde, no bairro Santa Edwiges, em Arapiraca / Foto: Gabriel Martins/Ascom-Arapiraca
Redação com assessoria

Desde a sua abertura, no dia 23 de março, até segunda-feira (06/04), a Unidade Sentinela, que funciona no 3º Centro de Saúde de Arapiraca, referência para o atendimento de casos suspeitos de coronavírus no município, registrou 160 atendimentos. Até o momento, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico, Arapiraca não tem casos confirmados de covid-19. Por enquanto, Arapiraca registra 71 casos suspeitos e 18 descartados. 

Implantada pela Prefeitura de Arapiraca no prédio do 3º Centro de Saúde, no bairro Santa Edwiges, a sede da Unidade Sentinela é uma das estratégias do Município para conter a proliferação do coronavírus e prestar uma assistência qualificada à população.

O objetivo da unidade é detectar os casos graves, direcionando-os, em tempo hábil, para as unidades hospitalares de referência, que são o Hospital Chama e o Hospital de Emergência do Agreste (HEA).

Na Unidade Sentinela são prestados os primeiros cuidados, além da identificação de casos suspeitos, investigação epidemiológica, diagnóstico, notificação e monitoramento do agravo.

As equipes da Unidade Sentinela recebem usuários oriundos das unidades de saúde, hospitais e também demandas espontâneas, que são as pessoas que apresentam sintomas de Covid-19, que são febre, tosse, coriza, dificuldade para respirar, entre outros sintomas gripais.

A orientação da Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde é para que, antes de procurar a Unidade Sentinela, a população que acredita estar infectada entre em contato com a equipe de Vigilância Epidemiológica de Arapiraca, através do WhatsApp (82) 99604-0006, de domingo a domingo, das 8h às 20h. A equipe de plantão vai realizar o monitoramento inicial e dar as orientações necessárias.

Estrutura

A Unidade Sentinela funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, com equipes de plantão para o atendimento aos casos suspeitos. No local, as atividades são desenvolvidas seguindo a classificação de risco, distribuídas em alas azul, amarela e vermelha; salas de estabilização; coleta de material para análise laboratorial; consultório de Classificação de risco; consultório médico; salas de triagem e administração de medicamentos. A equipe assistencial é composta por médico, enfermeiro, assistente social, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos, serviços gerais e vigilante.

“Com essa e outras frentes de ação que estamos adotando no Município, a nossa intenção é reduzir as chances da população ser contaminada pelo coronavírus. Além da Unidade Sentinela, trabalhamos na estruturação das nossas unidades de saúde; capacitamos as equipes, realizamos a higienização de espaços públicos e com grande fluxo de pessoas e, apesar da dificuldade em adquirir equipamentos de segurança no mercado, montamos estratégias para que nossos profissionais trabalhem com segurança. Ainda colocamos à disposição da população canais de comunicação para que possam tirar dúvidas e serem monitorados, através de telefone e mensagens de celular”, afirmou o prefeito Rogério Teófilo.


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Arapiraca
KTO
KTO