OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 4,972 Arapiraca, AL 30ºC Tempo nublado
Editorias
08/12/2023 21:30
Esporte

Atletas russos e bielorrussos disputarão Jogos de Paris como neutros

Decisão foi tomada pelo Comitê Olímpico Internacional
Decisão foi tomada pelo Comitê Olímpico Internacional / Foto: © REUTERS/Denis Balibouse/Direitos Reservados
Redação com Agência Brasil

Os atletas russos e bielorrussos que se classificarem em seus esportes para a próxima edição dos Jogos Olímpicos, que serão disputados em Paris (França) em 2024, poderão participar do evento como neutros, sem bandeiras, emblemas ou hinos, informou o Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta sexta-feira (8).

Os atletas foram inicialmente proibidos de competir internacionalmente após a invasão da Rússia na Ucrânia no ano passado, mas desde então têm sido gradualmente autorizados a retornarem como atletas neutros na maior parte dos esportes.

“O Comitê Executivo do COI decidiu que os atletas neutros individuais que se qualificaram através dos sistemas de qualificação existentes das Federações Internacionais no campo de jogo serão declarados elegíveis para competir nos Jogos Olímpicos Paris 2024”, informou a entidade através de um comunicado.

“Atletas neutros individuais são atletas com passaporte russo ou bielorrusso”, afirmou.

Os atletas neutros de Rússia e Belarus competirão apenas em esportes individuais e nenhuma equipe dos dois países poderá participar em Paris.

O COI também disse que os atletas que apoiarem ativamente a guerra na Ucrânia não poderão participar, e qualquer equipe de apoio que o fizer também não será inscrita.

Segundo a entidade, dos 4.600 atletas classificados para os Jogos de Paris até o momento oito são russos e três são bielorrussos.

Mais de 60 atletas ucranianos se classificaram. Cerca de 11 mil atletas participarão dos Jogos no próximo ano. 


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Esporte
KTO
KTO