OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,117 Arapiraca, AL 21ºC Tempo nublado
Editorias
17/08/2022 10:04
Alagoas

Primeiro caso de Varíola dos Macacos é confirmado em Alagoas

Jovem de 24 anos, residente no município de Murici, com histórico de viagem para fora do Estado, já está recuperado
/ Foto: Reprodução
Redação

 O primeiro caso de varíola dos macacos (Monkeypox) em Alagoas foi confirmado nesta quarta-feira (17), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), após o resultado de exame laboratorial realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro. O paciente já está recuperado da doença. Trata-se de uma pessoa do sexo masculino, de 24 anos, residente no município de Murici, com histórico de viagem para fora do Estado.

Segundo o histórico apresentado pelo Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde de Alagoas (CIEVS /AL), o homem relatou ter viajado para a Bahia no dia 23 de julho deste ano e ter mantido contato com público estrangeiro durante atividade de lazer, tendo retornado para Alagoas no dia 27 de julho.

No último dia 3 de agosto, ele começou a apresentar febre de início súbito, erupção cutânea aguda, dor muscular, caracterizando os primeiros sintomas. Após ser atendido em um consultório particular, no dia 8 de agosto foi encaminhado ao Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, mas não precisou de internação.

Durante o atendimento no HRM, foi coletado material biológico do paciente para realização de exame. A amostra encaminhada à Fiocruz apresentou resultado positivo para Monkeypox na noite dessa terça-feira (16).

O CIEVS/AL esclarece que ele não apresenta mais nenhuma lesão provocada pela doença e já concluiu o isolamento domiciliar, após ter sido monitorado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Murici, que também monitorou os contatos próximos a ele.

Epidemiologia

De acordo com o último Boletim da Monkeypox, Alagoas já notificou 46 casos suspeitos da doença, 13 foram descartados, um confirmado e 32 continuam sob investigação laboratorial. Até agora, dos 102 municípios alagoanos, 19 já notificaram casos suspeitos, sendo Maceió o município com o maior número de notificações.

O CIEVS/AL recorda que um jovem de 22 anos, natural do Espírito Santo (ES), apresentou resultado positivo para Monkeypox, caracterizando-se como um caso importado da doença. Entretanto, desde o dia 8 de agosto, ele retornou para o estado de origem e, à época, o CIEVS/AL comunicou o caso às autoridades sanitárias do ES.

*Com informações da Gazeta Web


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas
KTO
KTO