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18/04/2024 17:06
Brasil

Assento do comandante mexeu 'sem querer' e fez Boeing cair 120 metros, aponta investigação

Caso aconteceu em 11 de março. Voo LA800 fazia a rota entre Sydney e Santiago, com uma escala em Auckland
Botão de assento / Foto: Reprodução
Redação com G1

Um "movimento involuntário" —sem querer— realizado no assento do comandante fez um Boeing 787 da Latam cair 120 metros num voo entre a Austrália e a Nova Zelândia, aponta o relatório preliminar sobre o incidente —ocorrido em 11 de março.

O problema ocorreu em um botão na parte de trás do assento da aeronave. Esse botão, exclusivo dos modelos Boeing 787, move o banco para a frente e para trás. O acionamento sem querer fez o piloto ser empurrado para a frente, esbarrando no manche (controle do avião) —o que acabou levando o nariz da aeronave para baixo.

O documento não aponta, porém, quem ou o que teria acionado o botão involuntariamente. O dispositivo é protegido por uma tampa, justamente para que ele não seja movido por acidente. Uma hipótese inicialmente levantada é que um objeto colocado dentro da tampa poderia forçar o botão e empurrar o banco para a frente (veja no vídeo abaixo).

O voo LA800 fazia o trajeto entre Sydney (Austrália) e Santiago (Chile), com escala em Auckland (Nova Zelândia), quando ocorreu o incidente. Havia 263 passageiros a bordo e nove tripulantes. Cerca de 50 receberam primeiros socorros e 13 se feriram, entre eles dois brasileiros.

"O assento do lado esquerdo da cabine, com o comandante na sua posição, começou um movimento involuntário para frente", diz trecho do relatório, divulgado em 11 de abril pela Diretoria Geral de Aeronáutica Civil do Chile.

A aeronave estava a 12.500 metros de altitude, durante a etapa de cruzeiro, compreendida entre o final da subida e o início da descida de um avião; não havia mau tempo nem turbulência no momento. 

Investigação sem prazo para conclusão

O relatório preliminar não explica o que pode ter causado o acionamento involuntário do botão. O jornal "The Wall Street Journal" apontou em março que poderia ter sido causado pelo esbarrão de uma comissária.

 

A investigação completa ainda não tem prazo para ser concluída. Estão sendo analisados os dados da caixa-preta, com os gravadores de voz e de voo. A Boeing, fabricante do avião, será ouvida.

A Latam não comentou as conclusões do relatório preliminar.

Ainda em março, como medida de precaução, a Boeing pediu a todas as operadoras do modelo 787 Dreamliner, o envolvido no incidente, para que inspecionem os botões de assento da cabine dos pilotos.

 


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