OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 4,973 Arapiraca, AL 31ºC Tempo nublado
Notícias
11/12/2023 11:46
Brasil

Operação recolhe celulares e armas em presídios de todo o país

A megaoperação conta com atuação de policiais penais federais e estaduais, em 58 unidades prisionais, e se estenderá até 6ª feira (15/12)
/ Foto: Divulgação / Senappen / MJSP
Redação com Metrópoles

 A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), iniciou nesta segunda-feira (11/12) a segunda fase da Operação Mute, que ocorre simultaneamente em todo país. A força-tarefa tem objetivo de identificar e retirar celulares de unidades prisionais.

A medida visa combater a comunicação ilícita do crime organizado e reduzir índices de violência em âmbito nacional. A secretaria ressalta que os celulares são as principais ferramentas usadas para perpetuação de delitos e consequente avanço da violência nas ruas.

A operação, que conta com atuação de policiais penais federais e estaduais, ocorre em 58 unidades prisionais e se estenderá até sexta-feira (15/12).

Primeira fase

A primeira fase da Operação Mute ocorreu de 16 a 27 de outubro e resultou na apreensão de 1.166 celulares, um revólver, armas brancas e substâncias semelhantes a entorpecentes.

A revista geral ocorreu em 68 penitenciárias de 26 estados. A secretaria destacou que 10 unidades da Federação demostraram ter rotina de controle efetiva dos presos, com revistas frequentes, e não tiveram registro de celulares dentro das unidades prisionais.

A operação inédita é a maior realizada pela Senappen no contexto de combate ao crime organizado, especialmente pelo número de estados participantes, pela quantidade de policiais penais federais e estaduais envolvidos e pelo total de unidades prisionais estaduais vistoriadas.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Brasil