OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,117 Arapiraca, AL 22ºC Tempo nublado
Notícias
27/09/2023 18:36
Curiosidades

Rodízio de carros em São Paulo: entenda como funciona

Saiba tudo sobre o rodízio de carros em São Paulo, desde suas regras e funcionamento até as isenções disponíveis para determinadas categorias de veículos
Rodízio de carros em São Paulo: entenda como funciona / Foto: Reprodução
Reprodução

São Paulo, a maior metrópole do Brasil, é conhecida por suas vias congestionadas e trânsito caótico. Para amenizar esse problema e melhorar a mobilidade urbana, foi implementado o Rodízio de Carros em São Paulo.

O rodízio de SP é uma política pública de restrição de circulação de veículos particulares nas vias da cidade. Seu principal objetivo é reduzir o tráfego nos horários de pico, diminuindo os congestionamentos e melhorando a fluidez do trânsito.

O funcionamento é simples: a cada dia útil da semana, carros com placas terminadas em números específicos estão proibidos de circular no centro expandido da cidade durante dois períodos críticos do dia.

O primeiro período vai das 7h às 10h da manhã, enquanto o segundo se estende das 17h às 20h da noite. Por exemplo, se sua placa termina em 1 ou 2, você não pode circular no centro expandido às segundas-feiras nos horários estabelecidos. Essa medida distribui de forma mais equitativa o trânsito e incentiva o uso do transporte público.

Restrição das placas

As restrições do rodízio são baseadas no último dígito das placas dos veículos. Para tornar mais claro, vejamos como funciona a distribuição:

  • Segunda-feira: placas terminadas em 1 e 2
  • Terça-feira: placas terminadas em 3 e 4
  • Quarta-feira: placas terminadas em 5 e 6
  • Quinta-feira: placas terminadas em 7 e 8
  • Sexta-feira: placas terminadas em 9 e 0

Essas regras se aplicam tanto para carros movidos a gasolina quanto para os movidos a etanol ou gás natural. Vale ressaltar que carros movidos a eletricidade e híbridos estão isentos dessa restrição, uma iniciativa para promover veículos mais limpos e sustentáveis.

O rodízio de carros sofre alterações durante os feriados?

Sim, durante os feriados municipais e nacionais, o rodízio costuma ser suspenso. Isso significa que os motoristas estão livres para circular, independente do número final da placa de seus veículos. Essa é uma medida sensata, pois muitas vezes durante feriados o trânsito tende a ficar mais fluido.

Quais são os locais onde tem rodízio em São Paulo?

O Rodízio se aplica principalmente ao centro expandido da cidade. Dentro desse perímetro, estão incluídas algumas das regiões mais movimentadas e congestionadas, como a Avenida Paulista e a Marginal Tietê.

No entanto, é fundamental verificar as atualizações das áreas de restrição, já que os limites podem ser ajustados pela autoridade de trânsito de acordo com as necessidades da cidade.

Quem pode pedir isenção do rodízio?

Além das regras gerais, algumas categorias de veículos e motoristas podem solicitar isenção do rodízio. Entre as principais categorias elegíveis estão:

  • Pessoas com deficiência: Para pessoas que dependem de veículos adaptados, o rodízio não se aplica. É necessário solicitar uma autorização especial.
  • Condutores de veículos de transporte coletivo: Ônibus e vans utilizados para transporte público têm isenção.
  • Táxis: Táxis também estão isentos, desde que estejam em serviço.
  • Carros de segurança: Veículos de segurança privada têm permissão para circular durante os horários de restrição.
  • Serviços essenciais: Carros utilizados para serviços essenciais, como ambulâncias e veículos de resgate, estão isentos.

As isenções são concedidas mediante comprovação da necessidade e da categoria do veículo. O processo varia para cada caso, mas, em geral, envolve a apresentação de documentação específica à autoridade de trânsito da cidade.

O rodízio de carros em São Paulo é uma ferramenta importante para melhorar a mobilidade urbana e reduzir os congestionamentos em uma das cidades mais populosas do mundo. Compreender suas regras, horários e quem pode solicitar isenções é fundamental para os motoristas que dirigem na capital paulista. Além disso, é crucial estar atento às atualizações e eventuais mudanças nas regulamentações, já que a mobilidade urbana é um desafio em constante evolução. Adaptar-se a essas mudanças contribui para tornar São Paulo uma cidade mais acessível e menos caótica no que diz respeito ao trânsito.


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Curiosidades