OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,077 Arapiraca, AL 22ºC Chuva
Notícias
03/10/2022 09:09
Economia

Caixa deve ter juros mais baixos no consignado do Auxílio Brasil

Ministério da Cidadania publicou o texto que regulamenta o consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil
/ Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, confirmou que a instituição deve disponibilizar a taxa de juros mais baixa do mercado para o consignado do Auxílio Brasil. Contudo, as taxas não foram divulgadas. Porém, o banco garante que vai anunciar os detalhes da nova linha de crédito em breve.

“As condições do crédito consignado, destinado aos beneficiários do Auxílio Brasil, serão oportunamente divulgadas e oferecidas aos clientes”, afirmou a Caixa Econômica Federal em nota. No dia 27 de setembro, o Ministério da Cidadania publicou o texto que regulamenta o consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil.

Regulamentação

De acordo com a regulamentação, a margem consignável, isto é, o percentual que o beneficiário poderá comprometer do Auxílio Brasil, é de 40%. Ademais, o teto da taxa de juros que poderá ser cobrado pelas instituições financeiras foi fixado em 3,5%. Todavia, especialistas afirmam que nesse patamar o cidadão deve pagar juros de até 50% ao ano, uma taxa maior do que a média do mercado.

Entretanto, cada instituição poderá decidir qual será a sua taxa de juros. Por isso, a Caixa ainda não definiu. Além da instituição pública, outros bancos também estão analisando a regulamentação para estabelecer suas normas de operação na modalidade.

Presidente já tinha garantido

Antes mesmo da regulamentação do texto, Daniella Marques já havia afirmado que iria disponibilizar uma taxa de juros menor para o consignado do Auxílio Brasil.

“O que eu posso dizer é que existe o compromisso da Caixa de que seja feito na menor taxa possível e que a gente praticará a menor taxa do mercado, respeitando os comitês e a governança do banco”, disse Marques. Na ocasião, Daniella afirmou ainda que vai investir em educação financeira para evitar que as pessoas contraiam mais dívidas com o consignado.

“A gente quer fazer um trabalho educativo muito grande para não gerar um estímulo ao endividamento das famílias”, afirmou Daniella em um evento do banco. Porém, a presidente não deu datas para o início da liberação do crédito.

Fonte: R7


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Economia
KTO
KTO