OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,117 Arapiraca, AL 22ºC Parcialmente nublado
Notícias
15/03/2024 10:05
Economia

Coruripe já pode vender etanol para indústria de bioquerosene de aviação

O certificado da companhia deve ser emitido em até 60 dias
/ Foto: httpswww.1zoom.me
Redação com Globo Rural

 A Usina Coruripe e a Adecoagro certificaram no total três de suas usinas para vender etanol como matéria-prima para a indústria de bioquerosene de aviação (SAF, na sigla em inglês).

Com isso, as empresas se unem ao grupo de cinco usinas brasileiras que têm certificados ISCC Corsia Plus válidos para fornecer etanol para a produção de SAF, incluindo unidades de Raízen, São Martinho e BP Bunge. A venda de etanol para indústrias de SAF só pode ser feita se certificada.

A Coruripe concluiu a auditoria externa para certificação internacional ISCC Corsia Plus nas unidades de Iturama e Limeira do Oeste, em Minas Gerais. O certificado da companhia deve ser emitido em até 60 dias. A Adecoagro certificou, no último dia 1º de março, sua Usina Angélica, no Mato Grosso do Sul.

Para obter a certificação, a produção do etanol — e de outras matérias-primas para SAF — não pode ter promovido desmatamento desde ao menos 2008. A fazenda de produção da biomassa também não pode estar em áreas com florestas nativas, em áreas protegidas por lei, com espécies ameaçadas nem em áreas com vegetação rasteira de alta biodiversidade.

Outro pré-requisito para as matérias-primas de SAF é a redução de emissões de ao menos 10% em todo o ciclo de vida, em relação a uma linha de base.

“A área de produção deve demonstrar que não houve desmatamento, comparando o uso e ocupação do solo atuais com dados de 2008. Além disso, é necessário alcançar uma redução nas emissões de carbono”, afirma Allan Pedrosa, coordenador de sustentabilidade da Coruripe.

A companhia concluiu a certificação a auditoria externa para certificação internacional ISCC Corsia Plus nas unidades de Iturama e Limeira do Oeste, em Minas Gerais. O certificado da companhia deve ser emitido em até 60 dias.

Atualmente, cinco usinas brasileiras têm certificados ISCC Corsia Plus válidos para fornecer etanol para SAF, incluindo unidades da Raízen, da São Martinho e da BP Bunge.

Para obter esta autorização, a produção do etanol - e de qualquer outra matéria-prima para a produção de SAF - não pode ter promovido desmatamento desde ao menos 2008. A fazenda de produção da biomassa também não pode estar em áreas com florestas nativas, em áreas protegidas por lei, com espécies ameaçadas nem em áreas com vegetação rasteira de alta biodiversidade.

Outro pré-requisito para as matérias-primas de SAF é a redução de emissões de ao menos 10% em todo o ciclo de vida, em relação a uma linha de base.

“A área de produção deve demonstrar que não houve desmatamento, comparando o uso e ocupação do solo atuais com dados de 2008 . Além disso, é necessário alcançar uma redução nas emissões de carbono em comparação aos combustíveis fósseis, sendo o desmatamento zero um requisito fundamental”, explica Allan Pedrosa, coordenador de Sustentabilidade da Coruripe.


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Economia
KTO
KTO