OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,432 Arapiraca, AL 26ºC Tempo nublado
Notícias
29/04/2024 10:54
Educação

Greve na UFAL: Trabalhadores se unem em busca de recomposição salarial

Técnicos e professores estão em greve por tempo indeterminado
/ Foto: Divulgação
Redação com GazetaWeb

Nesta segunda-feira (29), na entrada do Campus A. C. Simões, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, professores se reuniram para o primeiro ato da greve, deflagrada a partir de hoje. Juntam-se a eles os técnicos, que já haviam iniciado a paralisação desde o dia 20 de março.

O coordenador de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores da UFAL (Sintufal), Ricardo Moresi, destacou a importância do movimento, enfatizando seu objetivo central: a busca pela recomposição salarial e reestruturação de carreiras.

"O objetivo aqui é sequenciar uma luta", afirmou Ricardo, ressaltando que a greve dos técnicos, que já perdura há mais de um mês, ganha força com a adesão dos professores, cuja paralisação teve início hoje, dia 29. Segundo ele, o movimento visa pressionar o governo a sinalizar possibilidades de acordo que contemplem as demandas dos trabalhadores.

As perdas salariais acumuladas, que ultrapassam os 34,32%, representam não apenas uma questão econômica, mas também uma luta por dignidade. O coordenador enfatizou a importância de garantir condições salariais que permitam aos profissionais voltar ao trabalho com a dignidade merecida, sem deixar de atender às necessidades da população.

Diante da mobilização conjunta dos técnicos e professores, a expectativa é que o governo reconheça a urgência da situação e abra espaço para negociações que levem a um denominador comum satisfatório para ambas as partes.

CALENDÁRIO

O ato grevista tem continuidade com uma visita ao Campus Sertão, em Delmiro Gouveia.

Nesta terça-feira, a agenda inclui uma visita à unidade da UFAL em Santana do Ipanema e, à tarde, a reunião do Comando Local de Greve no CIC/Ufal, marcada para as 14h.

As atividades seguem na quarta-feira, com a participação dos professores nas comemorações do Dia do Trabalhador, em conjunto com outras organizações classistas.

Já na quinta-feira, o Sindicato realiza uma nova assembleia geral extraordinária no hall da Reitoria da UFAL, a partir das 9h.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Educação
KTO
KTO