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24/04/2024 08:10
Educação

Seduc abre inscrições para formação em gestão escolar na rede estadual

Curso é pré-requisito para professores que desejem ser gestores escolares; inscrições acontecem de 24 a 28 de abril
/ Foto: Thiago Athaíde/Ascom Seduc
Redação com Assessoria

Você que é professor da rede pública estadual de Alagoas e, futuramente, pensa em assumir a gestão escolar em uma das unidades da rede, é chegada a hora de dar o primeiro passo: o curso Formage 2024, pré-requisito para compor o banco de gestores da rede estadual de ensino, está com inscrições abertas a partir desta quarta-feira (24). O procedimento deve ser realizado link https://sigepro.educacao.al.gov.br/selecao/ até o dia 28 deste mês.

Professores contratados ou em estágio probatório também podem se inscrever para o curso, bem como assumir a gestão, caso a unidade de ensino não possua em sua lotação professor efetivo que cumpra todos os requisitos exigidos.

A certificação no curso garantirá ao professor fazer parte do banco de gestores das unidades de ensino da rede estadual por quatro anos ou dois mandatos consecutivos. Compor este banco de gestores é pré-requisito para que este professor, futuramente, possa exercer cargo de gestor escolar

Passo a passo

No ato da inscrição, obrigatoriamente, o candidato deverá preencher seus dados pessoais atualizados e informações referentes a sua titulação e experiência profissional, sendo as informações prestadas no ato da inscrição de inteira responsabilidade do candidato, o qual poderá ser excluído, a qualquer tempo, caso não preencha os requisitos para certificação e/ou forneça dados comprovadamente inverídicos.

Serão disponibilizadas 13 turmas com 50 vagas para cada Gerência Especial de Educação (GEE) e cada cursista deve se inscrever na turma de sua regional. Em caso de sobra de vaga em uma das regionais, esta poderá acolher candidatos excedentes de outra regional.

O Curso de Formação em Gestão Escolar ocorrerá no formato EAD, por meio da plataforma on-line Moodle, no período de 02 de maio a 28 de junho. A publicação dos aprovados será no dia 8 de julho, seguida de outras duas etapas: entrega de documentação, a partir de 15 de julho, e a certificação.

Orientações

Os cursistas deverão participar dos quatro módulos que contemplam as temáticas nas dimensões da gestão: político-institucional, pedagógica, administrativo-financeira e pessoal-relacional. E, para aprovação, devem obter frequência mínima de 75% em cada módulo e rendimento nas avaliações igual ou superior a 80%. A avaliação final envolverá as temáticas abordadas nos quatro módulos do curso.

A certificação garantirá ao professor da rede estadual fazer parte do banco de gestores de unidade de ensino da rede estadual por quatro anos ou dois mandatos consecutivos.


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