OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,073 Arapiraca, AL 23ºC Parcialmente nublado
Notícias
30/10/2022 13:16
Eleições

Rio Largo: Mesária é presa em flagrante praticando boca de urna dentro de seção

Mulher foi encaminhada à sede da PF, no Jaraguá; informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do TRE/AL
/ Foto: Reprodução

Uma mesária foi presa em flagrante dentro de uma seção eleitoral na Escola Estadual Rosineyde de Teresa Martins, no município de Rio Largo, nesta manhã de eleições, após fazer boca de urna, conduta terminantemente proibida pela Justiça Eleitoral, no dia do pleito.

A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). Após o flagrante, a mulher foi encaminhada à sede da Polícia Federal (PF), no bairro do Jaraguá, em Maceió, a fim de prestar esclarecimentos.

Esse tipo de propaganda é realizado por cabos eleitorais e demais correligionários, com o objetivo de promover e pedir votos para determinado candidato, candidata ou partido político.

Punições

Neste domingo (30), a pessoa que for flagrada fazendo boca de urna estará sujeita a uma pena de detenção, que pode variar de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade e multa no valor de até R$ 15.961,50.

Tais punições podem ser aplicadas tanto a eleitores quanto a representantes de partidos, mesários ou a candidatas e candidatos.

É preciso destacar que a boca de urna é um crime eleitoral. O ilícito está fixado na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e na Resolução TSE nº 23.610, que contém as regras da propaganda eleitoral.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Eleições