OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,054 Arapiraca, AL 28ºC Tempo nublado
Notícias
11/10/2022 08:43
Eleições

TCU vai auditar 63 urnas eletrônicas de AL do 1º turno das Eleições

A previsão é de que sejam divulgados nos meses de novembro e início de fevereiro, respectivamente
/ Foto: Reprodução
Ascom TRE-AL

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) encaminhará, até o fim desta semana, 63 boletins de urnas (BUs) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU). Foram requisitados BUs de aproximadamente 2,3 mil municípios. Isso significa que cerca de 40% dos municípios com eleição, no Brasil e no exterior, terão pelo menos uma urna auditada. Em todo o país, 4.577 seções eleitorais foram sorteadas pelo órgão para serem submetidas à auditoria.

O resultado desta fase da auditoria constará dos próximos dois relatórios a serem produzidos pelo TCU sobre o sistema eletrônico de votação. A previsão é de que sejam divulgados nos meses de novembro e início de fevereiro, respectivamente.

“O TCU vem realizando essa auditoria em várias etapas, para avaliar o sistema eleitoral como um todo. É interessante observar que, por ser um órgão técnico, que baseia suas auditorias em padrões internacionais, o Tribunal [de Contas] tem todo o respaldo para poder opinar nos procedimentos que vêm sendo adotados sobre o assunto”, disse o secretário-geral do TCU, José Levi de Melo, durante reunião na sede do TSE.

Em Alagoas, dois auditores do TCU acompanharam todas as etapas da preparação do 1º turno da eleição, desde a geração das mídias, a carga e lacre das urnas e o sorteio das urnas que passariam pelo teste de integridade e autenticidade.

Auditoria do TCU - Com o objetivo de garantir a confiabilidade das informações repassadas pelas instituições públicas à sociedade, o TCU iniciou, em 2021, auditoria na sistemática da votação eletrônica brasileira. A relatoria está a cargo do ministro Bruno Dantas, presidente em exercício do TCU, e o prazo estimado para a conclusão é março de 2023.

Dividida em seis etapas, a auditoria vem, desde o ano passado, acompanhando concomitantemente a implementação das oportunidades de melhoria apontadas pelo TCU no processo eleitoral para a realização das Eleições de 2022. A sexta e última etapa consiste na consolidação das etapas anteriores e no monitoramento constante da implantação das melhorias recomendadas pelo TCU.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Eleições