OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,118 Arapiraca, AL 26ºC Tempo nublado
Notícias
07/09/2023 16:31
Geral

Temporais no RS: mais duas mortes são confirmadas pelo governo; total chega a 39

Os dois óbitos ocorreram em Imigrante e Cruzeiro do Sul, ambas localizadas no Vale do Taquari, região mais afetada pela enchente
Maurício tonetto/Secom / Foto:
Redação com G1 RS

Mais duas mortes causadas pela passagem do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul foram confirmadas pelo governo do estado nesta quinta-feira (7). Os dois óbitos ocorreram em Imigrante e Cruzeiro do Sul, ambas localizadas no Vale do Taquari, região mais afetada pela enchente.

Com as duas mortes registradas, o total de vítimas no RS chegou a 39.

Passo Fundo: 1
Mato Castelhano: 1
Ibiraiaras: 2
Lajeado: 3
Estrela: 2
Encantado: 1
Muçum: 14
Roca Sales: 9
Imigrante: 1
Santa Tereza: 1
Cruzeiro do Sul: 4

O governo informou que, no levantamento preliminar, havia sido informado que o número de mortes em Muçum era 15. Após revisão dos dados oficiais, o número foi corrigido para 14, em Roca Sales foi alterado de oito para nove, em Lajeado corrigido de dois para três e em Cruzeiro do Sul de um para dois. "A necessidade de priorização das ações de socorro pode, ocasionalmente, prejudicar a precisão de levantamentos preliminares, posteriormente revisados e consolidados", comunicou o governo estadual.

Além disso, há registro de nove pessoas desaparecidas, todas em Muçum. Cerca de 2,7 mil já foram resgatadas por equipes do governo nos 80 municípios afetados. Entre desabrigados e desalojados, há mais de 6 mil pessoas fora de casa por conta do temporal no RS.

Desaparecidos: 9 (todos em Muçum)
Pessoas resgatadas: 2.745
Municípios afetados: 80
Desabrigados: 2.384
Desalojados: 3.953

As mortes registradas no Rio Grande do Sul já superam a maior tragédia natural das últimas quatro décadas no estado, quando 16 pessoas morreram em junho. Em entrevista na noite de terça (5), o governador Eduardo Leite confirmou que se trata da pior tragédia natural que já atingiu o estado.

O fenômeno teve origem em um sistema de baixa pressão, que provocou chuvas intensas ao longo da segunda-feira (4). Conforme se deslocou em direção ao oceano, o fenômeno ganhou intensidade. À noite, formou-se o ciclone.

 

Os corpos de pessoas que morreram devido aos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias chegaram na tarde desta quarta-feira (6) ao Departamento Médico-Legal (DML) de Porto Alegre para serem identificados.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os corpos são de pessoas encontradas na terça-feira (5) em Muçum e na manhã desta quarta em Roca Sales. Eles foram transportados por estradas em veículos refrigerados.

Um prazo para a conclusão do trabalho de identificação não foi divulgado pelo governo do estado.

Previsão do tempo

A população do Rio Grande do Sul deve ficar preparada para mais dias com chuvas durante o feriadão de 7 de Setembro.

Após a formação de uma área de baixa pressão atmosférica e a formação de um novo ciclone extratropical entre o Sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai, trazendo alto volume de chuvas e o maior número de mortes já registrados por um evento climático na história recente do estado, grandes volumes de precipitação são esperados para o período.

De acordo com a Climatempo, a chuva na quinta-feira (7) atingirá todo o território gaúcho, mas será mais volumosa no centro-sul do estado, em contraste ao que vem acontecendo desde o início do mês.
 


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Geral
KTO
KTO