OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,143 Arapiraca, AL 24ºC Parcialmente nublado
Notícias
14/03/2022 11:45
Meio Ambiente

Após coleta de água, laudo sobre mortandade de peixes será divulgado na quinta

Análises físico-químicas e microbiológicas devem indicar as condições da água na região
/ Foto: Reprodução

Após um volume grande de peixes aparecerem mortos na Lagoa Mundaú, durante o fim de semana, amostras de água foram coletadas, em três pontos, na manhã desta segunda-feira (14), por técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL). A perspectiva é que os resultados sejam divulgados na próxima quinta-feira (17).

As análises serão feitas para averiguar denúncias de que os peixes teriam morrido por causas desconhecidas. Pescadores da região dizem ter visto manchas de óleo na água, o que poderia justificar a mortandade.

Parte das amostras colidas pelos técnicos do órgão foram levadas para o Laboratório de Química da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para que sejam providenciadas as análises físico-químicas. Já o rastreio microbiológico será feito pela equipe do Laboratório de Estudos Ambientais do IMA.

De acordo como o instituto, inicialmente, não é possível indicar uma causa provável. Um filme de óleo que teria aparecido sobre a água, e apontado por alguns pescadores como causa, não aparenta ter relação direta com o incidente, considerando que os animais que apareceram mortos não são de superfície.

Mesmo assim, a equipe técnica do IMA/AL garantiu que vai dar continuidade às verificações para encontrar possíveis causas e tomar as providências necessárias. A população pode continuar denunciando por meio do Aplicativo IMA Denuncie e do whatsapp geral do órgão 98833-9407.

De acordo com Maurício Sarmento, morador da região e integrante do Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB), quem vive dos pescados na região está com medo e em busca de respostas.

Maurício vive na região desde que nasceu, há 43 anos. Ele diz que muitas coisas já ocorreram na lagoa nesse período, mas que nunca tinha visto algo do tipo.

Fonte: Gazeta Web


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Meio Ambiente