OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,117 Arapiraca, AL 25ºC Tempo nublado
Notícias
12/11/2023 09:17
Mundo

Brasileiros seguem rotina de esperança e frustração na fronteira de Gaza

Depois de dois dias seguidos de fechamento da fronteira, o Ministério das Relações Exteriores preferiu não fazer uma nova previsão sobre a retirada dos brasileiros
/ Foto: Jornal Nacional
Redação com Jornal Nacional

Os brasileiros e familiares que estão na lista para deixar a Faixa de Gaza ainda não conseguiram cruzar a fronteira com o Egito, que está fechada pelo segundo dia seguido.

Vinte e quatro brasileiros seguem em estado de alerta à espera do chamado para deixar a área de conflito.

E foi mais um sábado de frustração. A fronteira de Gaza com o Egito permaneceu fechada.

A expectativa do brasileiro Hasan Rabee, que chegou em setembro em Gaza para visitar familiares, é que que no domingo (12) o grupo consiga cruzar a fronteira.

 

Há um mês os brasileiros vivem essa rotina de esperança e frustração. O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, afirmou que o Egito exige prioridade para a saída de um número mínimo de ambulâncias antes de autorizar a retirada de estrangeiros.

Mas, segundo Candeas, não há previsão de deslocamento das ambulâncias, já que hospitais estão no centro da área de conflito, impedindo a transferência de feridos do norte para o sul de Gaza.

Na sexta (10), parte dos brasileiros chegou a passar a manhã em Rafah, a um quilômetro da fronteira com o Egito.

 

Depois de dois dias seguidos de fechamento da fronteira, o Ministério das Relações Exteriores preferiu não fazer uma nova previsão sobre a retirada dos brasileiros. O Itamaraty reforçou que segue trabalhando pra isso. Que os brasileiros estão na lista de autorizados a deixar Gaza e que o grupo está em bom estado de saúde.

Uma equipe médica faz parte da tripulação da aeronáutica que está de prontidão no Egito para transportar os brasileiros a Brasília.

A programação inicial é que eles seguirão de ônibus para a cidade de Al Arish. E lá pegarão o avião da Força Aérea Brasileira que vai repatriá-los.

Quando chegarem ao Brasil, eles devem permanecer por duas noites em Brasília, em um alojamento da FAB se recuperando e descansando.

 


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Mundo