OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,119 Arapiraca, AL 21ºC Tempo nublado
Notícias
18/05/2023 20:36
Oportunidades

Como é o curso de graduação em Artes?

Leia o artigo e descubra tudo sobre a graduação em artes, além de saber quais são as oportunidades no mercado de trabalho para os formados.
Reprodução

A graduação em Artes é uma faculdade onde o estudante encontra um espaço para expressar sua criatividade e usá-la para criar uma carreira profissional bem promissora. Sendo encontrado tanto no estilo bacharelado quanto em licenciatura EAD, este curso contempla todas as manifestações artísticas conhecidas, como dança, literatura, pintura, esculturas, animação, fotografia e outras.

Neste artigo mostraremos como é esse curso de graduação em EAD, quais são as matérias vistas na grade curricular e principalmente como é o mercado de trabalho para uma pessoa graduada em Artes, confira:

O que é o curso superior de Artes?

Como dito anteriormente, o curso superior em Artes tem como objetivo principal desenvolver as capacidades artísticas de seus alunos, além de mostrar a história e teoria das mais diversas formas de se expressar através das artes.

Ao escolher uma graduação EAD em Artes, o estudante terá a oportunidade de entender melhor como essa forma de manifestação do pensar influencia diretamente na sociedade e qual é a sua importância.

Grade curricular

O curso superior em Artes tem duração de no mínimo 8 semestres e possui uma grade curricular bem completa, que pode variar de acordo com a instituição de ensino e com o tipo de curso: bacharelado EAD ou licenciatura.

Algumas das disciplinas mais comuns nesse curso são: Comunicação e Expressão, História da Arte, Teoria da Arte, Noções Básicas de Música, Desenho, Pintura, Fotografia, Cerâmica, Gravura, Tapeçaria e Tecelagem, Semiótica e Cultura Visual.

Bacharelado ou licenciatura em Artes, qual escolher?

Existem diferenças claras entre um curso superior com grau de bacharelado ou de licenciatura, sendo a principal o objetivo dos dois cursos. Enquanto o bacharelado prepara para atuação em diversas áreas do mercado de trabalho, o curso de licenciatura à distância tem o foco de formar profissionais aptos para lecionar em salas de aula do ensino infantil, fundamental e médio.

No caso da graduação em Artes, a diferença entre os dois estilos de graduação à distância se mantém, sendo o bacharelado focado em preparar o aluno para atuar em diversos setores do mercado artístico e o de licenciatura para que ele possa lecionar artes em escolas. Essa diferença é clara quando olhamos para a grade curricular, que na licenciatura inclui metodologias pedagógicas.

É possível que um profissional com bacharelado em Artes se torne professor, para isso ele pode optar por realizar uma pós-graduação online com foco em educação ou realizar um curso de formação pedagógica EAD em 6 meses.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para os graduados em Artes é bem grande com diversas possibilidades de atuação, assim como para as pessoas que possuem uma graduação em Gestão Ambiental à distância completa.

Algumas das possibilidades são:

  • Professor em escolas e outras instituições;
  • Pesquisador;
  • Fotógrafo;
  • Desenhista;
  • Cenógrafo;
  • Diretor de Arte;
  • Curador;
  • Gestor Cultural;
  • Crítico de Artes;
  • Museólogo;
  • Ilustrador.

Essas são somente algumas das possibilidades para as pessoas que possuem essa graduação, e por isso, é certo afirmar que ao escolher a graduação em Artes à distância, o profissional irá se deparar com um mercado de trabalho aquecido, com muitas oportunidades e possibilidades de atuar no que mais lhe agrada.

Podemos afirmar que a graduação em Artes é uma das mais criativas, sendo possível entender melhor todas as manifestações artísticas e como elas se tornam essenciais para a sociedade. Além disso, ela oferece muitas oportunidades de trabalho e a possibilidade de estudá-la de duas formas, como bacharelado ou como licenciatura.

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Oportunidades
KTO
KTO