OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,118 Arapiraca, AL 26ºC Tempo nublado
Notícias
23/09/2023 07:34
Oportunidades

Polícia Científica de Alagoas inicia curso de formação profissional para os aprovados no concurso

O evento ocorreu no auditório Virgínio Loureiro no Centro de Convenções e Exposição Ruth Cardoso
Mais de 200 alunos estão?o inscritos para participar da última etapa da seleção pública / Foto: Assessoria
Redação com assessoria

Um momento único, cheio de emoção, de pertencimento e agradecimento. Esses foram alguns dos sentimentos vividos pelos 230 alunos que participaram na manhã desta sexta-feira (22) da aula inaugural do Curso de Formação Profissional da Polícia Científica do Estado de Alagoas.

O evento deu as boas-vindas aos aprovados na primeira etapa do concurso público para os cargos de perito criminal, perito médico legista, perito odontolegista, técnico forense, papiloscopistas e auxiliares de perícia.

O evento ocorreu no auditório Virgínio Loureiro no Centro de Convenções e Exposição Ruth Cardoso no bairro do Jaraguá, em Maceió. Os alunos foram recepcionados pela cúpula da Segurança Pública do Estado, pela direção-geral da Polícia Científica, coordenação do curso, e integrantes dos Institutos de Criminalística, Identificação e Médico Legal do Estado, onde futuramente, quando aprovados no curso, eles deverão atuar.

Um dos aprovados para a nova função de auxiliar de perícia, Anderson Correa ficou emocionado em poder viver esse momento, após tanta preparação e aprovação nas etapas anteriores. “Estou emocionado até agora com cada momento vivido nessa aula especial, inclusive a flexão feita no final, foi tudo muito organizado, fiquei com uma sensação muito boa e cada vez mais orgulho de poder pertencer a Polícia Científica. Obrigado por tudo”, agradeceu o aluno.

A aula inaugural foi ministrada pelo perito-geral, Manoel Melo Filho, que apresentou os aspectos históricos da atividade de perícia de natureza criminal desde da antiguidade até os tempos atuais. Ele também apresentou para os alunos os aspectos históricos da atividade de perícia de natureza criminal em Alagoas e a estrutura atual da Polícia Científica do Estado.

“Desde de toda história da humanidade, sempre houve pessoas intencionadas em perturbar a ordem e a paz social, cometer crimes. Para nossa felicidade sempre houve, muito mais, pessoas dispostas a combater esses crimes. E no combate ao crime e na solução justa e pacífica das lides processuais e penais, a polícia científica sempre foi uma atividade imprescindível,” afirmou o perito-geral.

O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, destacou a importância do trabalho realizado pela Polícia Científica subsidiando investigações policiais, além de contribuir com as demais forças de segurança em ações integradas.

“Eu desejo ver todos os senhores, alunos, na formatura daqui a alguns meses e que entendam a importância da Polícia Científica para a Segurança Pública. Firmamos aqui o compromisso em formar a melhor turma de peritos de todos os tempos e assim garantir que essa instituição continue crescendo e contribuindo com nossa sociedade”, afirmou.

Para criar aquela expectativa em relação ao trabalho, os alunos assistiram um vídeo institucional sobre a evolução da perícia criminal em Alagoas nos últimos 19 anos, quando o órgão ganhou autonomia administrativa e financeira. Eles também foram surpreendidos com uma miniexposição com equipamentos utilizados diariamente pelos Institutos que compõem a estrutura da Polícia Científica.

O coordenador do curso, perito-geral adjunto José Cavalcante, explicou que essa etapa ainda é de caráter eliminatório do concurso. O curso com carga horária de 360 horas será presencial, nos turnos diurno e noturno, inclusive aos sábados, domingos e feriados, dividido em dois módulos, sendo o primeiro comum para todos os aprovados, e o segundo módulo, com a divisão das turmas pelos cargos. 


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Oportunidades