OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,204 Arapiraca, AL 24ºC Chuvas esparsas
Notícias
16/04/2024 09:04
Saúde

Como parar a diarreia mais rápido: confira oito dicas eficazes

Beber soro caseiro, tomar chá de folha de goiabeira e comer maçã sem casca são algumas medidas simples que ajudam a parar a diarreia mais rápido
/ Foto: Reprodução
Redação com Tua Saúde

Beber soro caseiro, tomar chá de folha de goiabeira e comer maçã sem casca são algumas medidas simples que ajudam a parar a diarreia mais rápido, porque repõem a água e os minerais perdidos através das fezes, regulam a flora intestinal e diminuem os movimentos intestinais.

De forma geral, a diarreia pode durar de 3 a 4 dias. No entanto, caso a diarreia dure mais de 5 dias ou surjam outros sintomas, como febre, presença de sangue nas fezes ou perda de peso, é recomendado consultar um clínico geral ou gastroenterologista, para verificar as causas da diarreia e indicar o tratamento adequado.

8 formas de parar a diarreia rapidamente:

As principais formas de parar a diarreia rapidamente são:

1. Beber chá de folha de goiabeira

O chá de folhas de goiabeira possui propriedades adstringentes, diminuindo o volume de água nas fezes e ajudando, assim, a combater a diarreia. Além disso, o chá de goiabeira também tem ação antiespasmódica, diminuindo a dor abdominal.

Para o preparo desse chá, basta adicionar 15 g folhas de goiabeira lavadas em 500 ml de água fervente. Tampar a panela e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Coar e beber de 3 a 4 xícaras desse chá por dia.

2. Comer maçã sem casca

Comer maçã sem casca, na forma crua ou cozida, é uma boa opção para ajudar a parar a diarreia, porque contém poucas fibras insolúveis, um tipo de fibra que aumenta os movimentos intestinais, piorando a diarreia.

Além da maçã, é importante sempre comer as frutas sem casca, sem sementes e sem bagaço, já que são partes em que são encontradas maiores quantidades de fibras insolúveis.

3. Tomar soro caseiro

Para repor a água e os sais minerais que são perdidos durante a diarreia, evitando a desidratação, pode-se beber soro caseiro ou soluções de reidratação oral que podem ser comprados na farmácia.

É aconselhado beber o soro caseiro em pequenos goles ao longo do dia e numa quantidade aproximada dos líquidos perdidos pelas fezes. No entanto, não é recomendado tomar mais de meio copo de soro de uma só vez.

4. Evitar alimentos ricos em gordura

Os alimentos ricos em gordura, como leite, sorvete, manteiga e carnes gordurosas, por exemplo, devem ser evitados. Isso porque a gordura estimula a produção de bile e sucos gástricos, aumentando a movimentação do intestino e piorando a diarreia.

Além disso, o tempo de absorção da gordura também está reduzida durante a diarreia. Assim, a ingestão de alimentos gordurosos pode aumentar a concentração de gordura nas fezes, piorando a diarreia.

5. Beber chá de camomila

O chá de camomila é rico em compostos fenólicos, como apigenina e quercetina, que têm ação anti-inflamatória e calmante, diminuindo a estimulação do trato gastrointestinal e aliviando a cólica causada pela diarreia.

Para fazer o chá de camomila, basta colocar 1 colher de sopa (4 g) de flores de camomila desidratadas em uma xícara (de chá) de água fervente. Tampar, deixar descansar por 5 minutos, coar e beber até 4 xícaras do chá por dia.

6. Consumir probióticos

Os probióticos são bactérias benéficas que vivem no intestino e que podem ser obtidas através do consumo de alguns alimentos, como iogurte natural, kombucha, kefir e tempeh.

Além disso, os probióticos também poder ser obtidos na forma de suplementos alimentares que podem ser adquiridos em farmácias ou lojas de produtos naturais, como Simfort, Simcaps, Kefir Real e Floratil e Bifilac.

7. Tomar água de coco

Tomar água de coco ajuda a tratar a diarreia, pois repõe sais minerais, como o potássio e o sódio, que são nutrientes importantes para evitar a desidratação e que são eliminados em grandes quantidades durante a diarreia.

8. Usar remédios para a diarreia

Alguns dos remédios que o médico pode indicar para tratar a diarreia são:

Racecadotrila (Avide ou Tiorfan): diminui secreção de água no intestino, tornando as fezes mais duras;
Loperamida (Diasec, Imosec ou Kaosec): reduz os movimentos do intestino, fazendo com que as fezes fiquem mais tempo no intestino, promovendo a absorção de água e tornando-as mais duras.
No entanto, esses remédios só devem se usados com a indicação de um médico, porque se houver uma infecção associada, o uso do remédio pode agravar essa situação.

Quando ir ao médico - É recomendado consultar um clínico geral ou gastroenterologista, quando, mesmo após seguir as dicas anteriores, a diarreia persiste por 5 dias ou quando é acompanhada de sangue ou pus nas fezes, febre, vômitos ou perda significativa de peso.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde
KTO
KTO