OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,432 Arapiraca, AL 26ºC Tempo nublado
Notícias
24/05/2024 10:29
Saúde

Congresso do Cosems-AL atrai especialistas do SUS de todo o país

Pelo menos mil congressistas do país devem participar do 8º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas que será realizado no período de 2 a 4 de junho no Centro de Convenções Ruth Cardoso em Maceió-AL
/ Foto: Reprodução
Redação com Assessoria

Pelo menos mil congressistas do país devem participar do 8º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) que será realizado no período de 2 a 4 de junho no Centro de Convenções Ruth Cardoso em Maceió-AL. O evento conta com a Corrida pela Saúde - uma iniciativa inovadora - que será realizada no dia 2 e contará com 500 participantes. O ponto de concentração será às 6h30 na Capelinha de Jaraguá, sendo a largada geral às 7h e a kids às 8h.

O presidente do Cosems-AL, Rodrigo Buarque, vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), destacou que o evento – considerado um dos maiores de saúde pública já realizados no Estado – visa a troca de ideias entre os profissionais do SUS e a discussão de estratégias voltadas ao fortalecimento do sistema.

Personalidades de renome e especialistas da saúde pública do Conasems, Ministério da Saúde (MS), Organização pan-americana de Saúde (OPAs), Ministério Público, da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) dentre outras instituições contribuirão com as discussões do Congresso.

Rodrigo reforçou que o evento é uma oportunidade de qualificação para os profissionais de saúde, uma vez que serão debatidos conteúdos como o novo financiamento interfederativo da Atenção Primária à Saúde; Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021); e Vigilância em Saúde, uma responsabilidade tripartite.

Outros tópicos de interesse dos que fazem o SUS acontecer em cada recanto do Brasil são as emendas parlamentares; transição e encerramento de Gestão Municipal do SUS; doenças imunopreveníveis e o desafio do resgate das coberturas vacinais; demanda X oferta no SUS: fatores de equilíbrio para o enfrentamento das doenças crônicas; dentre outros assuntos de igual relevância para os municípios brasileiros.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde