OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,204 Arapiraca, AL 26ºC Tempo nublado
Notícias
15/04/2024 20:00
Saúde

Equipes itinerantes do Hemoal promovem coletas externas de sangue em Arapiraca e União

Ações simultâneas visam facilitar o acesso dos alagoanos voluntários à prática da doação de sangue, cujo gesto pode salvar até quatro vidas
Segundo o Ministério da Saúde, para doar sangue é necessário que o voluntário tenha boa saúde / Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau
Redação com Agência Alagoas

Duas equipes itinerantes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizam, nesta terça-feira (16), coletas externas de sangue no interior do Estado. Em Arapiraca, a ação vai ocorrer das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Praça Marques da Silva, no bairro Centro. Simultaneamente, no horário das 8h às 16h, também haverá captação de doadores de sangue em União dos Palmares, no Hospital Regional da Mata (HRM).

 

Por meio das ações externas, o Hemoal facilita o acesso dos voluntários à doação voluntária de sangue. Prática que contribui para manter estabilizado o estoque de sangue do hemocentro, que abastece de hemocomponentes as maternidades e hospitais públicos e filantrópicos da capital e do interior do Estado.

Os voluntários que desejam se candidatar à doação voluntária de sangue devem seguir os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além de bom estado de saúde, o doador de sangue deve ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos.

 

 

É exigido também portar um documento de identificação com foto, além de estar alimentado, evitando alimentos gordurosos. O MS também determina que os voluntários também não podem ter ingerido bebidas alcoólicas antes de comparecer ao posto de doação de sangue. “No caso das pessoas acometidas por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a impossibilidade de doar sangue é permanente. Quanto às mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem grávidas ou amamentando e, no caso das pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing, a doação é vetada pelo período de um ano", esclareceu a assistente social do Hemoal, Renata Ferreira. 


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde
KTO
KTO