OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,119 Arapiraca, AL 24ºC Tempo nublado
Notícias
16/04/2024 09:20
Saúde

Governador lança Alagoas Transplanta para ampliar transplantes de coração e rins

Hospital do Coração Alagoano terá estrutura especial para atendimento médico completo no pré e pós operatório
/ Foto: Pei Fon / Agência Alagoas
Redação com Assessoria

"Entre a esperança e a realização, o programa 'Alagoas Transplanta' oferece uma nova chance de vida, transformando diariamente o futuro de pacientes à espera de transplantes de coração e rins”, afirmou o governador Paulo Dantas nesta segunda-feira (15), no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió.

O "Alagoas Transplanta" promete um atendimento médico completo, envolvendo cuidados ambulatoriais, hospitalares e cirúrgicos, além do fornecimento contínuo de medicamentos, incluindo imunossupressores, cobrindo todas as fases do transplante, do pré ao pós-operatório. Todos os procedimentos são direcionados para a população assistida pelo SUS, e serão realizados no Hospital do Coração Alagoano, que agora está habilitado pelo Ministério da Saúde.

“O programa 'Alagoas Transplanta' é uma conquista significativa para a saúde em nosso estado. Ao realizarmos transplantes em nossas próprias unidades de saúde, não só otimizamos recursos como também garantimos um acesso mais ágil e eficiente a procedimentos que salvam vidas. Este é um passo fundamental em nossa missão de fortalecer o SUS e proporcionar à população serviços de saúde de alta qualidade e com mais humanidade”, enfatizou.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Gustavo Pontes, o programa será financiado com recursos do Ministério da Saúde, e complementado por aportes do governo estadual. “Esse é mais um lançamento de programa que reflete nosso compromisso em salvar mais vidas e melhorar a qualidade de vida dos alagoanos. Facilitando o acesso a transplantes renais e cardíacos em nossas unidades públicas, estamos não apenas avançando na medicina, mas reafirmando nossa responsabilidade em cuidar bem de cada cidadão”, destacou Pontes.

PIONEIRO
Para Otoni Veríssimo, diretor geral do HCA, a unidade é a primeira da rede pública estadual a atender aos critérios para captação e cirurgia, com assistência multiprofissional do pré ao pós-transplante. "Este dia marca uma importante conquista para a saúde do nosso estado. O Serviço de Transplante do Hospital do Coração Alagoano é pioneiro e contou com um verdadeiro time que abraçou a causa. Somos agradecidos a todos eles e, também, ao apoio da Central de Transplantes”, observou.

O representante dos pacientes transplantados Denisson Monteiro agradeceu ao governador por essa iniciativa, pois ele afirmou que comemora aniversário duas vezes ao ano. “Nasci duas vezes ao receber o novo órgão. Parabéns governador por esse iniciativa que vai salvar muitas e muitas vidas em Alagoas”, disse emocionado. O Brasil é o segundo país em número de transplantes no mundo, atrás apenas dos EUA.

Também participaram da solenidade o deputado federal Rafael Brito, os deputados estaduais Dr. Wanderley, Remi Calheiros, Lelo Maia, Silvio Camelo e Dudu Ronalsa, o vereador por Maceió Joãozinho, além de diretores dos hospitais da rede estadual.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde