OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,117 Arapiraca, AL 22ºC Tempo nublado
Notícias
26/03/2024 09:43
Saúde

Mais do que atividade física: quais os benefícios da creatina para a saúde cognitiva?

Além de potencializar o desempenho físico, a creatina é benéfica para a memória, concentração e energia mental, trazendo novas perspectivas para o bem-estar cerebral
Mais do que atividade física: quais os benefícios da creatina para a saúde cognitiva? / Foto: Reprodução
Reprodução

A creatina, amplamente reconhecida por seus benefícios na melhoria do desempenho físico e no desenvolvimento muscular, tem sido objeto de extenso estudo em diversos campos da saúde. Estudos recentes também demonstram impactos positivos da creatina sobre a saúde cognitiva.

O que é a creatina?

A creatina é uma substância natural encontrada principalmente nos músculos, onde desempenha um papel essencial na produção de energia durante atividades de alta intensidade, como exercícios físicos intensos e levantamento de peso. Além disso, a creatina também pode ser obtida através da dieta, principalmente a partir de fontes de proteína animal, como carne vermelha e peixe.

Devido ao seu papel importante na produção de energia, a creatina tornou-se um suplemento popular entre atletas e entusiastas do mundo fitness que buscam melhorar o desempenho físico e aumentar a massa muscular.

Potencializando a cognição

Pesquisas recentes têm demonstrado que baixos níveis de creatina estão relacionados a diversas condições negativas, tais como sono ruim, envelhecimento, depressão, déficit cognitivo e atrasos de aprendizagem. Além disso, os estudos demonstram que a suplementação pode resultar em melhorias significativas desses sintomas e na função cognitiva, incluindo a memória de trabalho e a capacidade de raciocínio.

Pesquisadores observaram que a creatina atua como um neuroprotetor, ajudando a preservar as células cerebrais e reduzir o estresse oxidativo, que está associado ao envelhecimento cognitivo e a doenças como a de Huntington e o Parkinson. Além disso, a creatina pode estimular a formação de novas conexões sinápticas, promovendo a plasticidade cerebral e facilitando a aprendizagem e a retenção de informações.

Impulsionando a energia mental

Assim como a creatina é conhecida por aumentar os níveis de energia durante atividades físicas intensas, ela também pode potencializar a energia mental. A creatina desempenha um papel fundamental na síntese de ATP – molécula responsável pelo armazenamento e liberação de energia em todas as células do corpo, incluindo os neurônios.

Ao aumentar os níveis de ATP no cérebro, a creatina pode ajudar a melhorar a resistência mental, reduzindo a fadiga cognitiva e aumentando a capacidade de concentração e foco. Isso pode ser especialmente benéfico durante períodos de intenso trabalho mental, estudo ou tomada de decisões, onde a clareza mental e a agilidade são essenciais para o desempenho ótimo.

Alguns estudos sugerem que a creatina também pode ter um papel na regulação dos neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina, que desempenham um papel fundamental no humor, na motivação e na cognição.

Mas qual creatina devo utilizar?

Para escolher a melhor creatina, alguns aspectos devem ser avaliados. Além da confiabilidade da marca, é ideal conferir dados divulgados pela Associação Brasileira de Produtos Nutricionais para garantir a qualidade e segurança dos produtos.

Embora a creatina seja frequentemente associada ao mundo fitness e ao desempenho esportivo, seu potencial vai muito além dos limites físicos. Os benefícios da creatina para a saúde cognitiva são vastos e promissores, oferecendo uma abordagem holística para o bem-estar do cérebro e da mente.

Vale ressaltar que é recomendado consultar um profissional da saúde capacitado antes de inserir um suplemento na rotina alimentar. Assim como os demais produtos, a creatina também possui contra indicações e pode causar efeitos adversos. Portanto, consultar um médico ou nutricionista para auxiliar no consumo deste suplemento deve ser o primeiro passo.


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde