OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,432 Arapiraca, AL 26ºC Tempo nublado
Notícias
21/05/2024 09:10
Saúde

Médicos radiologistas do Hospital do Coração de AL são capacitados em exames para transplantados

O treinamento é fundamental para a realização do primeiro transplante da unidade
/ Foto: Ascom Hospital do Coração Alagoano
Redação com Assessoria

Médicos radiologistas do Hospital do Coração Alagoano (HCA) participaram de uma capacitação para os cuidados em pacientes transplantados em rins. O treinamento é fundamental para a realização do primeiro transplante da unidade. De acordo com Thiago Costa de Almeida, coordenador do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do hospital, a capacitação em ultrassonografia com Doppler renal é utilizada para identificar complicações após o transplante renal.

“É um exame extremamente importante para ser realizado nos primeiros dias após o transplante. Isso porque, ele avalia o andamento da cirurgia, se está tendo rejeição ou alguma complicação do procedimento cirúrgico, como tromboses, ou se será necessária alguma correção”, explicou o especialista.

Segundo ele, a capacitação foi realizada com toda a equipe médica da radiologia, de forma prática e teórica. “A equipe está comprometida em oferecer uma avaliação adequada aos pacientes submetidos ao transplante renal, para que tenhamos uma maior taxa de sucesso possível nestes transplantes”, destacou.

Já Arthur Pacheco, médico radiologista especialista no exame e responsável por capacitar os profissionais, ressaltou que o Doppler pós transplante renal facilita o diagnóstico precoce e o manejo adequado em situações adversas pós-transplante.

“Na ocasião, discutimos a técnica do exame, como ele é feito, os achados normais numa cirurgia, quando o transplante é feito de uma maneira adequada e correta e as complicações possíveis nos pós transplantes. Explicamos como fazer o diagnóstico com base no tempo de cada uma, as precoces e as tardias. Depois, realizamos um treinamento prático em pacientes que previamente realizaram transplantes e todos os médicos participaram com eficácia”, explicou.

Carlos Humberto Bezerra, diretor médico da unidade hospitalar, ressaltou o trabalho desempenhado pelo Hospital do Coração. “Somos a única unidade hospitalar 100% SUS referência na assistência cardíaca e agora o primeiro hospital da rede pública de Alagoas a atender aos critérios para captação e cirurgia, com assistência multiprofissional do pré ao pós-transplante e estamos prontos para realizar um tratamento eficaz e ágil na rede de transplantes”, referiu.

O equipamento de saúde está habilitado para a realização de transplantes de coração e rim. O processo de certificação e credenciamento junto ao Sistema Nacional de Transplantes e Ministério da Saúde começou em 2023 e, desde então, o hospital tem se preparado para oferecer um serviço de excelência à população, sendo protagonista deste novo capítulo da saúde no estado de Alagoas.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde
KTO
KTO