OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,118 Arapiraca, AL 23ºC Tempo nublado
Notícias
19/10/2023 19:30
Saúde

Primeira aparição pública de Lula após cirurgia será por vídeo

Presidente participará da celebração dos 20 anos do Bolsa Família, amanhã
Emas no Palácio da Alvorada, em Brasília, onde Lula se recupera e despacha em reuniões virtuais e presenciais / Foto: Guilherme Mazieiro/Terra
Redação com Terra

Em recuperação e trabalhando em home office desde 29 de setembro, quando foi submetido a uma operação no fêmur, o presidente Lula (PT) deve fazer a primeira aparição pública nesta sexta-feira, 20, por vídeo. De acordo com o aviso de pauta divulgado pelo Palácio do Planalto, Lula participará “ao vivo” por videoconferência da cerimônia dos 20 anos de criação do Bolsa Família, programa criado em seu governo, em 2003.

Pouco antes da operação, Lula, que tem 77 anos, disse que não seria visto usando muletas, “mas sempre bonito”. A fala foi criticada e classificada como "capacitista" pelo influencer digital Ivan Baron, ativista pela causa das pessoas com deficiência, que subiu a rampa do Planalto com Lula (PT) na posse. Desde o procedimento médico, Lula não se deixou fotografar nas sessões de fisioterapia ou apareceu publicamente. 

O evento que Lula participará acontecerá no auditório do subsolo do Ministério do Desenvolvimento Social, pasta responsável por essa política pública, a partir das 11h. Está prevista a participação do ministro Wellington Dias e de secretários.

 

A intervenção cirúrgica foi feita para colocar uma prótese na cabeça do fêmur e diminuir dores devido a uma artrose - um desgaste na cartilagem que reveste o osso entre a perna e o quadril. Lula também fez plástica nas pálbebras. Segundo a equipe médica que realizou o procedimento, ambas operações foram bem sucedidas, sem "intercorrência", e a previsão para recuperação, inicialmente, era de três semanas.

No Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, Lula faz fisioterapia duas vezes por dia e está se recuperando bem, segundo informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Ainda que não vá ao Palácio do Planalto, Lula despacha diariamente na presença de alguns ministros, por videoconferência ou ligações telefônicas do Palácio da Alvorada. Entre outros compromissos recentes, ele ligou para presidentes de Israel, Egito, Turquia, Irã e de países que acompanham a guerra entre Israel e o Hamas, grupo que controla a Faixa de Gaza, determinou a repatriação de brasileiros e assinou um decreto sobre abertura de crédito para produtores de leite.


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde