OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,117 Arapiraca, AL 21ºC Tempo nublado
Notícias
20/12/2023 09:48
Saúde

Saúde treina 89 médicos e enfermeiros sobre prevenção e tratamento do pé diabético

Durante o treinamento foram capacitados médicos e enfermeiros do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco
/ Foto: Ascom Sesau
Redação com Assessoria

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta terça-feira (19), a capacitação de 89 profissionais da Atenção Primária sobre a prevenção e o diagnóstico do pé-diabético. A ação ocorreu no auditório do Fórum Judiciário de Palmeiras dos Índios, e beneficiou enfermeiros e médicos dos 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, que integram a II Macrorregião de Saúde.

Por meio do treinamento, a Sesau contribui para assegurar que os profissionais da Atenção Primária evitem que a população acometida por diabetes possa desenvolver o pé diabético. No caso daqueles que já sofrem com o problema, o objetivo da capacitação foi potencializar os conhecimentos técnicos dos profissionais para tratar os pacientes de forma adequada, evitando a amputação do pé.

Conforme a supervisora de Condições Específicas da Sesau, Gláucia Torres, o pé diabético acomete pacientes com diabetes e que sofrem alterações em decorrência da dificuldade de circulação sanguínea. "Desse modo, surgem ferimentos que não cicatrizam, infeccionam e, se não tratados adequadamente, podem levar a amputação de um ou mais dedos e, inclusive, de todo o pé", salientou.

Beneficiado

Segundo o médico de Palmeira dos Índios, José Cícero da Silva, a capacitação foi muito relevante, porque apontou estratégias tanto quanto à prevenção do pé diabético, quanto ao tratamento eficaz do problema já instalado. "Esse é um problema de saúde corriqueiro, principalmente porque temos muitas pessoas que são diabéticas e não adotam as medidas de controle adequadas e, outras, sequer sabem que são acometidas pelo problema. Por isso, nosso foco enquanto profissionais de saúde da Atenção Primária tem que ser a prevenção", enfatizou.


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde