OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,432 Arapiraca, AL 26ºC Tempo nublado
Notícias
16/06/2023 07:18
Tecnologia

A importância da diversificação do portfólio de criptomoedas

Leia e aprenda diferentes formas de diversificar seu portfólio para cada tipo de negociação
A importância da diversificação do portfólio de criptomoedas / Foto: Reprodução
Reprodução

A simples criação de um portfólio de criptomoedas é bastante fácil para a maioria dos negociantes, pois tudo o que você precisa fazer é escolher uma única moeda e investir nela. Por outro lado, criar um portfólio de criptomoedas diversificado é muito mais difícil e exige mais preparação. Entretanto, esse esforço extra não passa despercebido e, com um portfólio diversificado, é provável que você obtenha benefícios de suas participações por um longo período.

Além disso, embora exija mais tempo e esforço, garantir que seu portfólio seja diversificado não precisa ser um processo excessivamente complicado. Desde que você esteja ciente de como as diferentes moedas podem ser categorizadas de várias maneiras e considere seu próprio orçamento, tolerância a riscos e objetivos, é possível criar efetivamente um portfólio de criptomoedas totalmente diversificado.

Neste artigo, destacaremos a importância da diversificação do portfólio de criptomoedas e explicaremos as diferentes maneiras pelas quais você pode diversificar seu próprio portfólio, de acordo com suas preferências de negociação!

O que é diversificação de portfólio de criptomoedas?

A diversificação do portfólio de criptomoedas refere-se ao investimento em vários ativos de criptomoedas em vez de apenas um ou dois. A diversificação pode ser considerada uma estratégia de negociação de gerenciamento de risco valiosa, utilizada por muitos negociantes, especialmente os iniciantes. Existem varias formas de diversificar o portfólio, especialmente quando se trata de criptomoedas. As criptomoedas podem ser divididas em várias categorias, como seus casos de uso, capitalização de mercado e setor, dando aos negociantes muitas oportunidades de diversificar adequadamente seus portfólios de criptografia.

Os prós e contras de diversificar seu portfólio de criptomoedas

Ainda não tem certeza se vale a pena diversificar seu portfólio de criptomoedas? Confira os prós e contras da diversificação de portfólio para os negociantes de criptomoedas!

Prós

  • Estabilização do portfólio - Distribuir seu investimento em vários ativos manterá seu portfólio muito mais estável. Isso reduzirá seu risco geral ao negociar, o que proporciona as condições ideais para a expansão constante de seu portfólio.
  • Experiência adicional de negociação - dedicar tempo para pesquisar diferentes moedas, seus casos de uso, níveis de risco, capitalização de mercado e outros detalhes pode ajudá-lo a adquirir mais conhecimento e experiência como negociante. Em vez de simplesmente investir apenas em uma ou duas moedas que parecem estar indo bem, você está se permitindo entender verdadeiramente a natureza do mercado de criptografia.

Contras

  • Diminuição dos retornos de investimento - Da mesma forma que as perdas reduzidas, os portfólios diversificados também podem resultar em retornos reduzidos. Isso se deve ao fato de os lucros resultantes de ativos de alto desempenho serem neutralizados pelas perdas de ativos de menor desempenho.
     
  • Consome tempo - Para criar um portfólio diversificado de criptomoedas, você precisará reservar bastante tempo para criar uma estratégia de diversificação, pesquisar diferentes moedas e monitorar regularmente suas participações.

O que é o oposto de um portfólio diversificado?

O oposto de um portfólio diversificado é um portfólio concentrado. Esses tipos de portfólios normalmente resultam nos maiores retornos, mas acarretam o maior risco para os investidores. Normalmente, os negociantes muito experientes, com um orçamento substancial ou com alta tolerância ao risco decidem investir em um pequeno número de ativos que podem ser facilmente gerenciados, em vez de diversificar o portfólio.

As melhores maneiras de diversificar seu portfólio de criptomoedas

Deseja diversificar seu portfólio, mas não tem certeza de como fazê-lo? Aqui estão as quatro melhores maneiras de criar um portfólio de criptomoedas equilibrado e diversificado, que pode reduzir seu risco geral e aumentar suas chances de obter lucro a longo prazo!

A maneira mais fácil de diversificar seu portfólio é dividir seus investimentos por tipo de moeda. Cada moeda tem seu próprio "uso", mesmo que esse uso seja simplesmente transferir valor. Algumas moedas, como tokens de utilidade ou de governança, têm uma função específica no ecossistema de um projeto de criptografia. Como alternativa, as stablecoins têm seu valor atrelado a outro ativo, como a moeda fiduciária, o que as torna mais estáveis e, portanto, uma opção melhor como meio de troca.

Outros tipos de criptomoedas incluem moedas transacionais (como o Bitcoin) e moedas de contrato inteligente (como o Ethereum). Recomendamos pesquisar minuciosamente os diferentes tipos de moedas e investir em moedas que se enquadrem nessas diferentes categorias para estabelecer um portfólio estável e diversificado.

Dicas adicionais

A criação de um portfólio diversificado pode ser complicada e demorada, mas definitivamente vale a pena! Se, por qualquer motivo, você estiver com dificuldades para estabelecer um portfólio diversificado ou não estiver obtendo os benefícios que listamos neste artigo, confira as dicas a seguir!

Procure a ajuda de um corretor

Os negociantes iniciantes, em particular, podem ter dificuldades para criar um portfólio totalmente diversificado. A arte de negociar criptomoedas já é complexa, e os negociantes inexperientes podem se sentir sobrecarregados com a perspectiva de não apenas criar um portfólio de criptomoedas, mas também de garantir que ele seja equilibrado e diversificado.

Se esse for o seu caso, não desista, pois temos o prazer de dizer que você não precisa lutar sozinho! Você pode usar os serviços de um corretor para ajudá-lo a se orientar no mercado de criptomoedas e criar um portfólio estável com confiança. Para aqueles que ainda não sabem, um corretor é uma pessoa ou empresa que foi criada para auxiliar os negociantes e oferecer ferramentas que eles podem utilizar para aprimorar sua experiência de negociação. Muitas dessas ferramentas foram projetadas para beneficiar os negociantes iniciantes que não têm a confiança e o conhecimento necessários para prosperar no mercado de criptografia.

Encontrar uma corretora adequada pode ser um desafio, especialmente porque o mundo do comércio está repleto de golpistas que querem tirar vantagem dos novatos. Por isso, sugerimos que você se inscreva em uma plataforma de criptomoedas que tenha sido projetada para conectar os negociantes a corretores compatíveis. As plataformas de criptomoedas altamente recomendadas farão a correspondência entre você e um corretor apropriado para garantir uma navegação tranquila rumo à sua ilha de tesouros de criptomoedas.

Embora uma corretora não possa tomar suas decisões de negociação por você, ela ainda pode indicá-lo na direção certa e facilitar seu crescimento como negociante. Você também poderá aumentar sua confiança por meio de várias ferramentas e recursos, dependendo do que sua corretora tiver. Portanto, se você estiver com dificuldades para começar a operar como negociante e ainda não tiver certeza de como diversificar efetivamente seu portfólio de criptomoedas, usar uma corretora pode ser sua melhor opção!

Analise e reequilibre seu portfólio regularmente

Embora, como concluímos, a diversificação do portfólio seja extremamente importante para os negociantes, a revisão e o reequilíbrio regulares de seu portfólio são igualmente valiosos. Com o passar do tempo, sua estratégia, orçamento, situação financeira ou tolerância a riscos podem mudar, portanto, você deve reequilibrar seu portfólio de acordo com essas mudanças.

Você pode analisar seu portfólio com sucesso por meio de rastreadores online ou outras ferramentas. Sugerimos também que acompanhe regularmente as últimas notícias relacionadas ao setor financeiro e de criptomoedas e considere como elas se refletirão em seu próprio portfólio.

Resumo

Para concluir, a diversificação do portfólio de criptomoedas é uma estratégia de negociação fantástica, que pode reduzir seu risco e maximizar seus lucros potenciais a longo prazo! Embora alguns negociantes insistam em dedicar todo o seu portfólio a investimentos de alto risco, garantir uma variedade em seu portfólio pode ajudá-lo a resistir a pressões de eventos políticos ou econômicos, o que significa que é menos provável que você perca todos os seus ativos de repente. Se você for um operador iniciante, a diversificação de seu portfólio é ainda mais importante e deve ser priorizada.

Como mencionamos, há várias maneiras de diversificar seu portfólio - por tipo de moeda, nível de risco, setor e capitalização de mercado. Ao considerar todos esses fatores ao escolher novas moedas para investir, você estará criando um portfólio totalmente equilibrado. Lembre-se apenas de revisar seu portfólio periodicamente e reequilibrá-lo, quando necessário! Boa sorte e boas negociações!


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Tecnologia