OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,117 Arapiraca, AL 21ºC Tempo nublado
Notícias
15/12/2023 08:29
Tecnologia

Alagoas se torna pioneiro na capacitação de operadores de Sistemas de Dessalinização

Curso de Formação Inicial e Continuada de Operador de Sistema de Dessalinização
/ Foto: Maria Villanova/ Ascom SEMARH
Redação com Assessoria

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), responsável pelo Programa Água Doce (PAD) em Alagoas, promoveu o primeiro Curso de Formação Inicial e Continuada de Operador de Sistema de Dessalinização. Durante três semanas intensivas, 27 operadores de 19 municípios alagoanos, onde a dessalinização desempenha um papel crucial, aprimoraram suas habilidades técnicas e se tornaram profissionais qualificados, os primeiros do Brasil a receberem certificação federal.

"Este curso é mais do que uma capacitação; é uma jornada de transformação para comunidades que dependem da água de qualidade. Ao aprimorar as habilidades dos operadores, não apenas garantimos a eficiência dos sistemas de dessalinização, mas também promovemos a sustentabilidade e a qualidade de vida para milhares de alagoanos", destacou o secretário Gino César.

O curso, encerrado nesta quinta (14), é uma parceria entre Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Instituto Federal da Paraiba, Instituto Federal de Alagoas e Governo do Estado, através da Semarh. Na solenidade de encerramento, os presentes assistiram vídeos sobre a importância do tema, com uma mensagem de Emílio Gabbrielli, membro honorário da Associação Internacional de Dessalinização, diretamente da Itália. Além do Secretário Gino César, presidente da mesa de honra, o coordenador geral do curso, Renato Saraiva, a coordenadora do Programa Água Doce na Semarh, Mônica Tavares Rocha, a coordenadora do Programa Água Doce nacional, Solange Amarílis, a coordenadora pedagógica do curso e diretora do IFPB, Maria Claudia Brandão e o corpo docente participaram da entrega dos certificados aos participantes.

Representando os colegas, a operadora Quitéria Vieira dos Santos da Comunidade Quilombola Tupete, no Município de Canapi, agradeceu a todos pela oportunidade "eu me orgulho de participar e fico feliz em poder trabalhar para melhorar a vida do meu povo", contou, emocionada.

A conclusão bem-sucedida deste curso não apenas fortalece a capacidade técnica dos operadores, mas também reforça o compromisso do Programa Água Doce em Alagoas em fornecer soluções inovadoras para o acesso sustentável à água de qualidade nas comunidades mais necessitadas. O impacto positivo dessa capacitação certamente se refletirá na qualidade de vida das populações atendidas por esses sistemas de dessalinização em todo o Estado.


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Tecnologia
KTO
KTO