OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,116 Arapiraca, AL 30ºC Tempo nublado
Notícias
18/11/2020 07:30
Tecnologia

Protegendo os seus filhos na era da internet

Websites de conteúdo adulto não apresentam qualquer sistema de segurança que impeça menores de idade de obterem o acesso

A internet trouxe uma série de coisas positivas, não há dúvidas sobre isso. Infelizmente, também trouxe novos desafios e perigos para as famílias, junto com algumas outras coisas ruins, mas neste artigo vamos focar nos perigos que a internet oferece para as crianças e o que você pode fazer a respeito. Você provavelmente já ouviu falar que crianças aprendem idiomas de forma mais fácil do que adultos, as crianças são como esponjas, elas absorvem informação de forma mais rápida e isso é verdade não só para idiomas. Por esse motivo as crianças tem uma facilidade enorme para lidar com tecnologia, elas conseguem usar redes sociais e aplicativos como se fossem brinquedos. Cabe aos adultos fazer com que esse uso seja seguro.

As inúmeras ameaças na era digital

Quando falamos sobre os problemas e perigos que a internet pode oferecer para as crianças, infelizmente estamos falando de um mundo de possibilidades. Redes sociais que poderiam ser usadas para facilitar a comunicação entre familiares, podem ser usadas por pessoas mau intencionadas que querem obter acesso às crianças. Aplicativos de mensagens, que podem ajudar até na escola ao facilitar a troca de informação sobre assuntos pertinentes, podem ser usados por pedófilos. E até o acesso a mecanismos de busca como o Google pode ser usado para acessar conteúdo adulto. Vamos tentar cobrir aqui as principais ameaças que existem na internet, bem como o que você pode fazer a respeito.

A importância de ter conhecimentos básicos em informática/tecnologia

Um dos desafios para muitos pais é a falta de conhecimento técnico. Como foi mencionado no começo deste artigo, crianças aprendem muito mais rápido do que adultos, é comum ver crianças e adolescentes dando dicas de tecnologia para os próprios pais. Não é surpresa que muitos pais não estão cientes dos perigos que a internet pode oferecer e muito menos sobre o que fazer a respeito. Portanto, se você está preocupado com a segurança dos seus filhos na internet, o primeiro passo é aprender sobre o básico do assunto, se for necessário, isto é, se você ainda não tiver tais conhecimentos. Mas não se preocupe, isso não é uma tarefa complexa, um curso de informática básica já pode ajudar nesse sentido.

Os aplicativos de mensagem

Agora vamos começar a abordar o assunto de uma maneira mais especifica. Para começar vamos falar sobre os aplicativos de mensagem. Estamos falando do WhatsApp, Telegram e as redes sociais que oferecem a função de troca de mensagens. O problema desses aplicativos é que eles são acessíveis demais, quer dizer, não há restrição para quem pode enviar mensagens, basta ter algo simples como o número de telefone e já é possível enviar mensagens até para uma pessoa desconhecida. Portanto, uma pessoa com más intenções pode usar esse tipo de aplicativo para mandar conteúdo impróprio para seus filhos ou até para tentar fazer aliciamento.

As redes sociais

As principais redes sociais da atualidade, como Facebook e Instagram, oferecem a função de aplicativo de mensagem. Isto é, é possível trocar mensagens em tempo real através de tais redes. Levando isso em conta, as redes sociais são até mais perigosas do que os próprios aplicativos de mensagem. Em uma rede social, uma pessoa pode se passar por outra, até com certa facilidade, usando fotos que não são suas e informações falsas. Pedófilos e outros tipos de pessoas mal-intencionadas podem criar perfis falsos para aliciar crianças. Infelizmente, em alguns casos sequer é necessário criar perfis falsos. Por exemplo, recentemente, o então baterista do grupo de rock CPM 22 foi afastado de sua função após mensagens inapropriadas com uma menor de idade ter sido vazada. A menor em questão era uma fã do trabalho do músico.

O acesso a conteúdo inapropriado

Websites de conteúdo adulto não apresentam qualquer sistema de segurança que impeça menores de idade de obterem o acesso. Chegar a ser motivo de piada o que eles fazem, antes de liberarem o acesso ao website eles fazem a seguinte pergunta: Você é maior de idade? Se a resposta for sim, o acesso é liberado, se for não, o acesso não é liberado. O problema é que qualquer um pode mentir e não há qualquer repercussão negativa por causa da mentira.

Quando o problema vem de perto

As vezes a pessoa com más intenções é alguém próximo da vítima, alguém que pode passar despercebido pelos parentes. Alguém como um professor ou até um membro da família. Por exemplo, se um pai ou a mãe de uma criança ou adolescente encontra o número de um professor na lista de contados do aparelho do filho(a), é fácil deixar isso passar sem suspeitar de nada. Por isso é importante monitorar toda e qualquer conversa diariamente em aplicativos de mensagem.

Monitoramento total é a solução?

A resposta curta é: Sim! Ter o total controle do que o seu filho(a) faz no celular/computador pode proteger seu filho dos perigos da internet. O problema é que poucos pais sabem como fazer isso de forma apropriada. Como já mencionamos, as crianças/adolescentes sabem como lidar com tecnologia muitas vezes de forma melhor que os próprios pais. Isso quer dizer que, dentre outras coisas, elas conseguem excluir os rastros ou o que fazem online. A solução para isso é usar programas como o https://espiaoparacelular.com/analise-celular-espiao-divi/. Esse programa monitora o celular sem que o usuário saiba. O tipo de programa perfeito para que os pais possam acompanhar de perto o que acontece na vida dos filhos.

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Tecnologia
KTO
KTO